Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Santa Catarina firma parceria com hospital de Blumenau (SC) para uso de robô-cirurgião

O Hospital Santa Catarina e o Hospital Santa Isabel (SC) firmaram na última quinta-feira (25) uma parceria para a utilização do robô cirúrgico. O equipamento, de propriedade do hospital paulista, poderá receber pacientes do coirmão catarinense a partir de agora (ainda não há robô-cirurgião no Estado de Santa Catarina). Ambos são pertencentes a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC).

No espaço Moinho do Vale, em Blumenau (SC), representantes dos dois hospitais se reuniram para o lançamento do programa de integração e ampliação dos serviços prestados na rede ACSC. “Essa parceria representa em primeiro lugar um trabalho para a rede. Colocamos nossa tecnologia à disposição de todo o Estado de Santa Catarina. Nosso objetivo é que os pacientes catarinenses se sintam em casa, mesmo em plena Avenida Paulista”, afirma Alline Jorgetto Cezarani, Diretora Executiva do Hospital Santa Catarina.

“As portas estão abertas para os médicos da ACSC aprenderem e se capacitarem. Os procedimentos com pacientes de Santa Catarina já têm acontecido com total assertividade, segurança e acolhimento”, ressalta Dr. Fernando de Andrade Leal, Diretor Técnico do Hospital Santa Catarina.

Em relação à cirurgia comum, a robótica possibilita incisões menores e maior facilidade em áreas de difícil acesso. A visão pode ser tridimensional e tremores são reparados por meio de um programa de inteligência artificial. O risco de infecção também é diminuído, assim como a possibilidade de dores e sangramentos.

Procedimentos realizados no robô-cirurgião trazem muito mais conforto para os médicos e segurança ao paciente. O profissional fica sentado confortavelmente e há uma equipe ao lado do paciente para aplicar a anestesia e realizar funções auxiliadoras. Pelo fato de ser uma técnica muito menos invasiva e de alta precisão, o paciente tem o tempo de recuperação em média duas vezes menor.

O mais moderno robô-cirurgião

Considerado o mais moderno na área de cirurgia robótica, o Vinci Xi, da fabricante Strattner, instalado no Hospital Santa Catarina, auxilia a equipe médica em procedimentos nas áreas ginecológicas, urológicas, oncológicas e gastroenterológicas.

Compartilhe

Você também pode gostar: