Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

H9J promove Simpósio Internacional de Medicina e Traumatologia do Esporte

O Hospital 9 de Julho (H9J) realiza de 8 a 10 de novembro, a primeira edição do Simpósio Internacional de Medicina e Traumatologia do Esporte (SIME) voltado para médicos e profissionais da saúde. Com as participações de especialistas internacionais como o Dr. James Tibone (EUA), professor e diretor médico da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, e de jornalistas de saúde e bem-estar, o objetivo é promover o debate sobre o desempenho do atleta de alto performance no mundo.

Segundo o Dr. Ricardo Nahas, médico do Esporte e coordenador do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho, a ideia também é discutir os desafios da medicina esportiva na atualidade. “Convidamos especialistas renomados internacionalmente, assim como grandes nomes nacionais que atuam na área para compartilhar pesquisas e experiências”.

Entre os temas debatidos pelos palestrantes estão as lesões de ombro, pés e joelho, apresentados pelo Dr. Tibone, que também é especialista em lesões esportivas. O Dr. Nahas reforça a importância do tema como um dos pilares do SIME. “No passado, alguns atletas encerravam a carreira por lesões como uma torção no joelho. Hoje, com o avanço da medicina esportiva, essas e outras lesões são rapidamente tratadas”.

Além disso, outros assuntos serão abordados como: últimas pesquisas sobre fadiga neuromuscular e metabolismo de atletas de alto rendimento. Ambos serão apresentados pelo Dr. Maurício Serrato (Colômbia), médico do Esporte, Presidente da Confederação Sul-americana de Medicina do Esporte e Professor na Universidade Nacional da Colômbia.

Imprensa e Medicina

O evento também contará com a participação de jornalistas convidados para uma mesa redonda sobre “A Medicina do Esporte e a mídia”. O objetivo é falar sobre o momento atual da imprensa esportiva e os temas mais abordados pelas mídias de saúde.

Os jornalistas convidados são o ex-jogador e comentarista da TV Globo e SporTV, Caio Ribeiro, o repórter da revista Saúde É Vital, André Biernath e Erick Catelheiro, do portal Gazeta Esportiva. “Nessa mesa queremos aproximar médicos e jornalistas para tornar a comunicação com a imprensa ainda mais fluida, além de compartilhar experiências de ambos os lados” finaliza o Dr. Nahas.

Serviço

Endereço: Rua Peixoto Gomide, 545 – Auditório (Hospital 9 de Julho – Bloco A)

Data: 8 a 10 de novembro

Programação, horário e inscrições: Clique aqui

Compartilhe

Você também pode gostar: