Com a chegada das férias e o calor, é preciso redobrar a atenção e os cuidados para garantir a diversão sem maiores preocupações. Além das altas temperaturas e maior tempo de exposição ao sol, que podem fazer mal se cuidados básicos não forem tomados, os riscos de incidentes podem aumentar devido às mudanças de cenários, como estar na praia, em ambientes com piscina ou parques.
Buscamos entender com especialistas quais os cuidados que devemos ter com as crianças neste período, bem como para com as gestantes. Veja a seguir:
Para bebês e crianças pequenas
A pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, Clery Bernardi Gallacci diz que um dos principais pontos de atenção deve ser a hidratação. Segundo a especialista, bebês que recebem aleitamento exclusivo devem mamar com mais frequência, principalmente quando expostos ao sol por tempo mais prolongado.
“Para os maiores, e que já recebem complementação alimentar, é preciso atentar para a produção, higienização e conservação dos alimentos. Além disso, frutas que tenham mais água, como melancia, melão e pera, são perfeitas para esta época”, diz.
Roupas leves e ambientes arejados protegem tanto do sol quanto dos mosquitos, principalmente para os menores de seis meses, em que não é indicado o uso do protetor solar e nem do repelente. ”Evite também a permanência excessiva em carrinhos e bebês conforto. Geralmente, esses itens são cobertos com tecidos sintéticos, que aquecem a criança”.
Para quem vai à praia, a recomendação é evitar os piores horários do sol, preferindo a exposição solar antes das 10h e após as 16h. É importante também verificar se a água do mar está apropriada para banho, para que o bebê possa molhar as perninhas. “Uma boa dica é levar uma piscininha com água limpa, para que ele possa se refrescar, e sempre manter as mãos limpas, pois nesta fase eles levam tudo para a boca”, orienta a pediatra.
Na piscina, a atenção é com boias que podem virar com o bebê sentado. Por isso, é indicado o uso de boias nos braços, e sempre sob supervisão de um adulto. “Além disso, é preciso ter atenção com piscinas que não são específicas para as crianças, pois podem ter tratamento da água com excesso de produtos químicos”, diz.
E lembre-se: a recomendação para começar a frequentar piscinas e praias é a partir dos seis meses de vida.
Cuidados especiais também com as gestantes
Lucas Olivotti, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista, lembra que é preciso ter um cuidado maior também com as futuras mamães. Veja 10 dicas do especialista:
1. Beba muita água e líquidos leves, como água de coco natural e sucos naturais de frutas frescas. O calor excessivo pode causar desidratação e diminuição do líquido amniótico, portanto a hidratação é imprescindível.
2. Tome banhos frios ou mornos. Além do relaxamento e frescor, o banho equilibra a temperatura da pele. Colocar os pés em bacias com água fresca e panos úmidos no rosto também ajudam a aliviar o calor.
3. Prefira ambientes arejados e com pouca aglomeração, para evitar a queda de pressão e possíveis quedas e desmaios. Caso sinta tontura, deite-se imediatamente.
4. Peças leves, de algodão, linho e seda, ajudam na sensação de frescor. Se tiver, vestidos soltos e de cores claras são ideais.
5. Exercícios são sempre uma boa opção, mas prefira aqueles com menos impacto. Natação e hidroginástica, além de um ambiente com temperatura confortável, reduzem o impacto nas articulações. Caminhadas tranquilas, entre 6h e 8h da manhã, diminuem o inchaço e ajudam a preparar o aparelho cardiovascular para o parto.
6. Saladas e frutas são nutritivas, ricas em sais minerais e com alto teor de água, como alface, rúcula, agrião, pepino, tomate, abacaxi e melancia. Se gostar, inclua castanhas e sementes de abóbora. Para proteínas, o indicado é peixe cozido e carnes com pouca gordura e bem passadas.
7. Se puder, tire da dieta alimentos industrializados, embutidos ou com conservantes, que têm grande quantidade de sódio e podem provocar inchaço nos pés e tornozelos, assim como café e chocolate.
8. Meias 3/4 ou 7/8 de média compressão podem ser usadas durante todo o dia, para prevenir e diminuir o inchaço das pernas e pés – sendo retiradas apenas à noite, para dormir. A drenagem linfática também ajuda na diminuição do inchaço.
9. Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, principalmente se for praticar exercícios físicos ao ar livre. Leve com você: chapéu, óculos de sol e acessórios para se refrescar, como spray, leque e miniventilador.
10. O protetor solar, com FPS maior ou igual a 50, é inegociável. Aplique de duas a três vezes ao dia, principalmente no rosto e regiões descobertas. Além de prevenir contra queimaduras, ajuda na prevenção de manchas como o melasma gravídico.