Agenda ESG já é prioridade para hospitais

Anahp compreende que os princípios ESG estão alinhados com a promoção da saúde e de serviços mais eficientes, por isso assumiu o compromisso de estimular o movimento entre os seus associados

A agenda ESG é prioritária para a Anahp, que considera os princípios e boas práticas da sigla totalmente alinhados com o propósito da Associação de promover a saúde e o bem-estar da população, além de aumentar a qualidade e a segurança dos serviços hospitalares e controlar seus custos. “Por outro lado, agressões ao meio ambiente e desigualdades sociais, por exemplo, voltam para nós em forma de doença”, explica a coordenadora do GT ESG da Anahp, Ingrid Cicca.

Considerando a relevância do segmento hospitalar para ESG em saúde, a Anahp assumiu a responsabilidade natural de alavancar o movimento entre os seus associados e fomentar o setor com dados e conteúdos direcionados. “Trabalhamos para estimular e orientar os hospitais produzindo dados, criando indicadores, mostrando experiências e compartilhando conhecimento”, afirma Cicca, que também atua como gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente na Rede D’Or.

Outra atribuição da Anahp é demonstrar que grande parte dos hospitais já está avançada na agenda ESG, com resultados robustos que muitas vezes são pouco observados. E uma das principais ações nesse sentido é a publicação ESG nos Hospitais Anahp: Resultados e Boas Práticas.

“Somos referência na gestão de resíduos e temos projetos inovadores de eficiência hídrica, por exemplo. E o nosso impacto social nas comunidades em que estamos instalados é comprovadamente positivo, sem contar a óbvia contribuição que damos nesse sentido ao cuidar da saúde das pessoas”, ilustra a coordenadora.

Cicca destaca que a sustentabilidade nos hospitais extrapola o aspecto ambiental e alcança a promoção de serviços humanizados que colocam paciente e familiares no centro da assistência, investem no cuidado com a saúde e o bem-estar dos colaboradores e nas boas práticas com potencial para tornar o sistema mais acessível para cada vez mais brasileiros. “E tudo isso, é claro, só está acontecendo porque evoluímos muito na governança nos últimos anos”.

Ingrid Cicca participou recentemente do podcast ESG para aumentar a eficiência na saúde, do MIT Technology Review Brasil, e detalhou a perspectiva da Anahp em relação ao tema e o papel da Associação nesse cenário. O programa também destacou projetos de associados à Anahp, contemplados na publicação da entidade, que somam investimento de R$ 120 milhões e já beneficiaram cerca de 4,2 milhões de pessoas, com previsão de impactar a vida de 15 milhões até 2030.

Ouça a íntegra do episódio abaixo:

Compartilhe