Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Sul: Hospitais em Tubarão, Araranguá e Criciúma são objeto de projeto de auxílio à gestão

Após nove meses de acompanhamento de sua gestão, liderados pelo Hospital Samaritano de São Paulo em parceria com o CEALAG – Centro de Estudos Leopoldo Ayrosa Galvão da Santa Casa de São Paulo e acompanhado pela Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, 14 hospitais conquistam reconhecimento e referência pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde

Sob consultoria e acompanhamento do CEALAG e do Hospital Samaritano de São Paulo, participaram deste projeto 14 hospitais filantrópicos de 3 micro-regiões do Estado de Santa Catarina (Criciúma, Tubarão e Araranguá), com a finalidade de elevar o desempenho gerencial e a melhoria da qualidade da assistência prestada.

Em 24 meses de desenvolvimento do projeto, os Hospitais foram preparados para criar um Comitê Regional que possibilite a troca de experiências entre as instituições da região; desenvolver, implantar e monitorar um rol de indicadores gerenciais e assistenciais; implementar o planejamento estratégico e parâmetros de humanização, além de avaliações periódicas por meio de ferramentas da qualidade utilizando-se os questionários de avaliação do Programa de Controle de Qualidade Hospitalar – CQH ou o instrumento do próprio CEALAG.

Para Luiz Maria Ramos Filho, Superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Samaritano de São Paulo, “o objetivo é consolidar a mudança no processo de gestão, imprimindo-se como consequência o cuidado de qualidade para com o paciente cliente, que se torna, efetivamente, o centro das atenções”.

Culminando com o término do Projeto pelo Hospital Samaritano, será realizada na próxima terça-feira, 21, a partir das 9h, na Unesc – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a cerimônia de apresentação dos projetos desenvolvidos pelas Instituições participantes, além de mesa de debate com os organizadores, Hospital Samaritano de São Paulo, CEALAG – Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão e FEHOSC – Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina.

Sobre o Hospital Samaritano:

Especializado em medicina de alta complexidade, o Hospital Samaritano de São Paulo está há 121 anos em atividade. Fundado em 25 de janeiro de 1894, nasceu como primeiro hospital privado da capital paulista e hoje é uma das poucas instituições de saúde que permanece em atividade, em duas passagens de séculos, com recursos próprios.

Especializado em Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Ortopedia, Oncologia, Trauma, Urologia e Ginecologia, o Hospital Samaritano de São Paulo oferece atendimento completo e integrado aos pacientes, com acompanhamento em todas as etapas do tratamento. Além disso, oferece Serviço de Emergência Especializada 24 horas em Ortopedia, Cardiologia, Neurologia e Trauma.

O Complexo Hospitalar do Hospital Samaritano conta com 19 andares, 313 leitos, além de Centro Cirúrgico com salas para realização de procedimentos de alta complexidade e Centros de Medicina Especializada em Pediatria e doenças da Tireoide. Desde 2004, é certificado pela Joint Comission International (JCI), um dos mais importantes órgãos certificadores de padrões de qualidade hospitalar no mundo e desde 2008 é qualificado pelo Ministério da Saúde como Hospital de Excelência, integrando o rol das 6 Instituições assim qualificadas do país e desenvolvendo para tanto projetos que integram o PROADI-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS

Fonte: Hospital Samaritano de São Paulo – 21.07.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: