Evento trará imersão de aprendizado completa e multidisciplinar
A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde de excelência do país, realizará no próximo mês de setembro o 4º Simpósio Internacional de Amiloidose. Este evento oferece aos profissionais de saúde uma oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre a doença, se atualizar sobre novidades terapêuticas e estabelecer conexões com outros profissionais experientes e renomados. Será realizado presencialmente, dia 15 de setembro, no Hotel Intercontinental em São Paulo, e é voltado para médicos de várias especialidades, incluindo hematologistas, cardiologistas, reumatologistas, neurologistas, nefrologistas, clínicos, residentes, acadêmicos, entre outros.
O simpósio tem a coordenação científica dos médicos Phillip Scheinberg, coordenador da Hematologia do Centro de Oncologia e Hematologia da BP, Fábio Fernandes, cardiologista do Instituto do Coração (InCor), e Marcia Waddington Cruz, neurologista coordenadora do Centro de Paramiloidose Antônio Rodrigues de Mello (CEPARM), no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O evento está dividido em três módulos: Clínico, Diagnóstico e Tratamento. O primeiro bloco, de análise clínica, se propõe a desmistificar a amiloidose, uma condição em que proteínas anormais, chamadas amiloides, se acumulam em órgãos e tecidos, prejudicando suas funções normais. Este acúmulo pode causar danos progressivos aos órgãos afetados, impactando a saúde e a qualidade de vida do paciente. Como existem diferentes tipos de amiloidose, cada um com características específicas e necessidades de tratamento distintas, o simpósio abordará os princípios básicos para uma investigação precisa e os sintomas de alerta. Também serão exploradas as condições que provocam retardo no diagnóstico da polineuropatia amiloidótica familiar e como evitar esse atraso.
A segunda parte, focada na diagnose, destaca as contribuições de médicos hematologistas e dos exames de imagem como ecocardiograma, ressonância e cintilografia; sequenciamento do gene da transtirretina (TTR), e espectrometria de massa para confirmar e classificar a enfermidade. Casos clínicos reais serão apresentados durante o simpósio, para colocar em pratica o conteúdo teórico apresentado. Já o módulo de tratamento aborda a produção e deposição de amiloide, especialmente relacionada a proteína transtirretina (TTR), a forma mais comum da doença hereditária. Também serão apresentadas novidades nas opções terapêuticas na amiloidose sistêmica primaria (AL).
A programação dispõe de momentos de interação com o público, permitindo perguntas e participação em painéis de discussão, proporcionando uma imersão de aprendizado completa e multidisciplinar. Além das aulas e palestras, instituições de referência em Amiloidose apresentarão suas abordagens ao estruturar seus centros de diagnóstico e tratamento da doença, incluindo o Instituto Dante Pazzanese, InCor, UFRJ, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e a própria BP, entre outros.
As inscrições para o evento podem ser realizadas por meio da plataforma Sympla, com valores diferenciados para médicos, residentes e equipe multiassistencial.
Serviço:
O que: 4º Simpósio Internacional de Amiloidose
Quando: no dia 15 de setembro, das 8h às 20h
Inscrições: Clique aqui
Fonte: BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo