Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Rede Mater Dei amplia o Serviço de Densitometria com tecnologia inédita no Brasil

Com o objetivo de oferecer atendimento diferenciado e mais especializado aos pacientes, a Rede Mater Dei de Saúde ampliou o Serviço de Densitometria e inaugurou, no início de janeiro deste ano, uma nova sala de exames no Mater Dei Contorno, equipada com o densitômetro projetado para avaliar, além da massa óssea, a composição corporal dos pacientes.

A tecnologia permite discriminar a quantidade de gordura dentro do abdome e subcutânea, respectivamente, a gordura visceral e a periférica. Outra novidade é a avaliação da massa muscular, que pode ser medida e monitorada ao longo do tempo. ”Estes recursos permitem avaliar pacientes submetidos a condicionamento físico e atletas. O excesso de treinamento, conhecido como overtrainning, causa perda de massa muscular.

Portanto, pessoas que iniciam treinamento físico e dieta para perda de peso, podem ter os resultados reais do trabalho desenvolvido, além de prevenir a perda de massa muscular. Idosos e portadores de doenças crônicas, HIV e câncer também podem sofrer com a perda de massa muscular. Nestes casos, o exame, considerado padrão-ouro na avaliação da composição corporal, supera a bioimpedância na determinação regionalizada de músculo e gordura” explica o coordenador do Serviço de Densitometria Óssea da Rede Mater Dei de Saúde, Bruno Muzzi Camargos.

O Serviço de Densitometria do Mater Dei já figura como referência internacional na área. Desde outubro de 2015, o Serviço tem oferecido a tecnologia de avaliação da qualidade óssea chamada Trabecular Bone Score – TBS. O recurso é disponibilizado na Unidade de Diagnóstico da Rede (Avenida Barbacena, 1.033, Santo Agostinho – BH/MG). De acordo com o médico, “trata-se é um software incorporado ao aparelho de densitometria convencional que o torna capaz de medir, além da quantidade de massa óssea, a qualidade óssea do tecido do paciente Na prática, o exame permite a identificação de pessoas em risco para fraturas mesmo na ausência de osteoporose. Quando o TBS está alterado, o médico está autorizado a iniciar tratamento, mesmo em osteopenia, uma condição de perda óssea que antecede a osteoporose”.

O médico Bruno Muzzi Camargos conta que além de ser o primeiro serviço a instalar e utilizar a tecnologia, o Serviço de Desintometria da Rede – Densimater participou do primeiro estudo de validação internacional do TBS em todo o mundo.

Dessa forma, a Rede Mater Dei de Saúde inicia o ano de 2016 colocando à disposição dos pacientes dois aparelhos capazes de avaliar massa óssea, qualidade óssea e composição corporal de adultos e crianças para ambos os sexos, operados por médicos certificados em densitometria clínica.

O Serviço de Densitometria do Mater Dei, atualmente, é coordenado pelo médico Bruno Muzzi Camargos, único brasileiro membro do Comitê Científico da International Osteoporosis Foundation – IOF e conta ainda conta com a médica Maria Letícia Leone Rocha, habilitada em densitometria há mais de quinze anos.

A densitometria além dos ossos

Bruno Muzzi Camargos informa que ”atletas e não-atletas têm recorrido a esse método como forma de investigar o efeito que a balança pode causar quando uma pessoa perde gordura e adquire músculo. Nessa situação, o peso do paciente pode aumentar, mas o percentual de gordura pode ter sido reduzido. Este achado sinaliza uma condição mais favorável do risco cardiovascular e de outras doenças associadas à obesidade como o diabetes”.

O médico conta que o “Densimater participou da preparação de um montanhista de Belo Horizonte que tem escalado os sete picos mais altos do mundo. Durante a escalada, muita massa muscular é perdida em função das condições extenuantes que o ambiente de montanha propicia. Antes de após cada escalada aos montes Aconcágua, Kilimandjaro e Elbrus, o montanhista avaliou sua composição corporal e ajustes na preparação física foram realizados”.

“A avaliação da composição corporal é capaz de regionalizar a análise por meio de uma avaliação direta (sem fórmulas matemáticas) da gordura visceral e subcutânea”, fala Bruno Muzzi Camargos.

Para agendar o seu exame, entre em contato com a Central de Marcação de Exames da Rede Mater Dei de Saúde pelo telefone (31) 3339-9800 ou agendamento online pelo site www.materdei.com.br.

Fonte: Rede Mater Dei – Belo Horizonte (MG)

Compartilhe

Você também pode gostar: