Iniciativa é direcionada a membros de comitês de ética em pesquisa
Desenvolvido para capacitar os membros dos mais de 800 comitês de ética em pesquisa (CEP) do Brasil, o projeto Educa CEP oferece, até o fim deste ano, 18 módulos de qualificação para esses profissionais. Essa é uma iniciativa do Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Os conteúdos oferecidos abrangem desde o histórico do sistema CEP/Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) até questões éticas no ambiente virtual.
“As capacitações abordam desde questões básicas relacionadas à pesquisa com seres humanos até as mais atualizadas, como as que surgiram na pandemia”, destaca Renata Kochhann, líder operacional do Projeto Educa CEP.
Embora seja direcionado aos cerca de 11 mil membros dos CEPs nacionais, as capacitações são abertas ao público. Como são independentes, os módulos podem ser cursados separadamente. Após avaliação final, os participantes podem emitir certificado de conclusão.
Cada etapa tem, em média, duas horas de duração. O acesso às aulas pode ser feito até 31 de dezembro, de forma gratuita pelo site.
Sobre o Educa CEP
O projeto de Educação continuada dos Comitês de Ética em Pesquisa é uma iniciativa de manutenção e aprimoramento do processo de capacitação e educação do Sistema CEP/Conep, dando seguimento ao trabalho iniciado pelo projeto Qualificação-CEPs. A iniciativa busca aprimorar o processo de capacitação e educação, com a integração e a sistematização dos conhecimentos gerados no âmbito do Sistema CEP/Conep.
Fonte: Hospital Moinhos de Vento