Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Professores da Universidade de Duke elogiam Serviço de Cardiologia do Hospital Santa Izabel

O Hospital Santa Izabel recebeu na última sexta-feira (dia 28) a visita dos médicos e professores da Divisão de Cardiologia da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, Renato Lopes e Kristin Newby. Durante a visita para troca de experiências, os especialistas em cardiologia foram recepcionados pelo provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, pelo Superintendente de Saúde, Eduardo Queiroz, e pelos diretores do Hospital Santa Izabel Gilson Feitosa, Ricardo Madureira e Monica Bezerra.

Após um café da manhã no Salão Nobre do Hospital, que contou também com a presença do chefe da Cardiologia Clínica e coordenador do Setor de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Santa Izabel, José Carlos Brito, os visitantes ficaram conhecendo um pouco mais da história da Santa Casa de Misericórdia da Bahia e visitaram as UTIs cardiológica e clínica do Santa Izabel, além da Unidade Coronariana e o Serviço de Hemodinâmica.

Eles também participaram de uma roda de conversação com os médicos residentes em cardiologia do Santa Izabel, quando expuseram sobre o processo e as modalidades de ensino e aperfeiçoamento nos Estados Unidos.

Ao final do encontro, o cardiologista Renato Lopes, que também é professor da Escola Paulista de Medicina, destacou a boa estrutura do Santa Izabel. “Fiquei muito satisfeito em conferir que aqui na Bahia temos um hospital com estrutura muito bem montada tanto do ponto de vista da assistência quanto da pesquisa e do ensino acadêmico. Posso afirmar que, na área de cardiologia, o Hospital Santa Izabel não deve nada a outros serviços considerados de referência nacional e internacional”, afirmou Lopes.

Palestrante do 27º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, que está acontecendo até o próximo sábado (30), no Bahia Othon Palace Hotel, a cardiologista Kristin Newby acrescentou que a dedicação do professor doutor Gilson Soares Feitosa nas atividades de ensino e pesquisa favorecem o desenvolvimento da unidade hospitalar como um todo, em especial no que diz respeito a fazer com que os alunos se sintam estimulados e envolvidos com a Instituição.

Simpósio – Na última sexta-feira (28), durante o Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, a equipe de cardiologistas do Hospital Santa Izabel promoveu um prestigiado Simpósio sobre implante do stent farmacológico bioabsorvível e o implante percutâneo da válvula aórtica.

A mesa do Simpósio teve como moderador Gilson Soares Feitosa, e seis debatedores: dois cirurgiões cardiovasculares, Nilzo Ribeiro e Ricardo Eloy Pereira; dois cardiologistas intervencionistas, José Carlos Brito e Fernando Bullos Filho; e dois cardiologistas clínicos, Antônio Carlos Nery e Paulo Barbosa.

“Reproduzimos no Simpósio o que acontece semanalmente na Residência de Cardiologia do Hospital Santa Izabel, onde são apresentados os casos mais interessantes da semana”, destacou José Carlos Brito.

Na ocasião foram abordados dois temas de grande interesse público: o implante do Stent farmacológico bioabsorvível e o implante percutâneo da válvula aórtica. “Estes são considerados os grandes avanços da cardiologia intervencionista contemporânea”, acrescentou o especialista.

Segundo Brito, o implante percutâneo da válvula aórtica está indicado para pacientes portadores de estenose aórtica grave, sintomática, considerados inoperáveis ou de alto risco cirúrgico.

Fonte: Hospital Santa Izabel – 02.06.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: