O Hospital Santa Izabel (HSI) conquistou o prêmio global “Health Care Climate Challenge”. A instituição, referência em cuidado com o meio ambiente, foi reconhecida na categoria ouro -resiliência climática. Promovida pela Health Care Without Harm e pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, o “Desafio 2021 – A Saúde pelo Clima” contemplou as principias instituições de saúde do mundo que estão na vanguarda em relação à adoção de políticas sustentáveis para o clima.
No total, foram premiadas 50 instituições de saúde de diversas partes do mundo. Oito delas são brasileiras. O Santa Izabel foi o único hospital do norte e nordeste do país contemplado. “Esta conquista é fruto do nosso compromisso institucional com a responsabilidade ambiental. É mais um estímulo para seguirmos progredindo nesse processo atual que coloca a saúde no centro da questão climática”, afirmou José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, ao destacar o compromisso da instituição com o bem estar das pessoas.
Ao longo sobretudo dos últimos anos, o Hospital Santa Izabel implementou uma série de boas práticas que contribuem para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), descabornização efetiva e progressiva de suas operações e ampliação do uso de energias limpas e renováveis.
“Estamos atentos às melhores práticas e inovações ambientais. Diariamente, nossas equipes profissionais se mostram comprometidas em diversas frentes de ação pela sustentabilidade ambiental”, afirmou Mônica Bezerra, diretora Corporativa de Tecnologia e Operações da Santa Casa.
Este novo reconhecimento alcançado pelo HSI, segundo ela, é um indicatico de que as ações sustentáveis favorecem um futuro mais saudável para o planeta. Mônica ressaltou outras ações estratégicas que vêm recebendo atenção especial e investimento. “As energias limpas e renováveis, a redução das emissões de gases poluentes, a menor geração de resíduos, a destinação ambientalmente adequada, o uso racional da água e a reciclagem são alguns deles”, listou.
O engajamento do HSI com a questão ambiental é amplo e envolve ainda um cuidado crescente com a diversificação da matriz energética, redução de consumo de energia, reaproveitamento térmico para aquecimento de água. “Neste processo é importante destacarmos também o empenho para mantermos e ampliarmos na instituição a cultura da reciclagem, combate ao desperdício e atenção ao descarte correto de resíduos”, acrescentou a diretora. “Parabenizamos a todos os colaboradores que contribuíram para que o Santa Izabel alcançasse esse importante reconhecimento”, completou.
Fonte: Hospital Santa Izabel (BA)