Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Palestra gratuita aborda riscos causados por quedas

Encontro voltado ao público com mais de 60 anos será realizado sábado (27), em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos, lembrado em 24 de junho

O Viver Mais VITA – Terceira Idade, programa de palestras gratuitas voltadas ao público com mais de 60 anos, terá como tema deste mês a “Prevenção de Quedas na Terceira Idade”. O encontro, que tem início às 8h30, será comandado pelo médico Guilherme Bello Prestes, ortopedista do VITA Batel, membro do Comitê de Doenças Osteometabólicas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Americana de Pesquisa Óssea e Mineral.

Segundo Bello, dos 15 milhões de brasileiros que possuem mais de 65 anos, aproximadamente 30% sofrem uma queda pelo menos uma vez ao ano. “Esta incidência aumenta com a idade, chegando a 50% acima de 80 anos”, destaca o ortopedista. As quedas não são isentas de complicações: em até 44% dos casos ocorrem lesões graves, como traumatismo craniano, sangramentos e principalmente fraturas – sendo de quadril a mais temida. “Nos Estados Unidos é a causa que mais leva a óbito. Já no Brasil é a terceira. Os números são tão alarmantes que foi criado o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos (24 de junho)”, destaca.

De acordo com o médico, durante o processo natural de envelhecimento ocorre diminuição da massa muscular e da densidade óssea, que, aliados à falta de condicionamento físico, doenças crônicas e ao uso contínuo de medicamentos, podem ocasionar quedas e, consequentemente, fraturas.

O médico revela também que 70% das quedas ocorrem dentro de casa. Segundo ele, é de extrema importância controlar o ambiente no qual os idosos vivem, pois em 50% dos casos o local inadequado é o responsável direto pelas quedas. Daí a necessidade de criar um ambiente que não ofereça riscos. “Como as quedas não são inevitáveis, para prevenir acidentes e fraturas é preciso cuidar do espaço de convivência do idoso, mas também da saúde, com a prática de atividade física regular”, ressalta o médico.

Prevenção – Um programa de prevenção de quedas habitualmente inicia-se por uma avaliação médica, para analisar os aspectos da saúde. São feitos ajustes nas medicações, acompanhamento de doenças, prevenção e tratamento da osteoporose, avaliação da marcha e exame oftalmológico periódico.

Sobre o Viver Mais VITA – Melhor Idade: Criado em outubro de 2009, o programa tem como objetivo promover sistematicamente ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, com foco na população com faixa etária acima de 60 anos. Os encontros mensais iniciam com um café da manhã, seguido de atividades físicas e culturais e de palestra. A edição deste mês vai contar com a participação dos voluntários do Instituto História Viva, que será a responsável por desenvolver atividades com os participantes. O Viver Mais VITA conta com o apoio do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, que oferece exames preventivos gratuitos aos 30 primeiros inscritos. Informações e inscrições pelo telefone: (41) 3883-8414.

Segurança Assistencial – Entre os dias 22 a 27 de junho, o Hospital VITA promove a Semana de Segurança Assistencial. A ação tem como objetivo conscientizar e preparar a equipe do Hospital para que informem pacientes e familiares sobre a importância de prevenir quedas de idosos. Entre as atividades propostas estão a realização de uma vivência com os funcionários para que possam sentir as dificuldades dos idosos, como: visão e audição diminuída, dificuldade de locomoção, entre outras.

Terceira idade: Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 26,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 13% dos habitantes do país. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade componha 14% da população global em 2040.

Serviço
Programa Viver Mais VITA – Melhor Idade
Palestra “Prevenção de Quedas na Terceira Idade”, com Dr. Guilherme Bello
Data: sábado, 27 de junho, a partir das 8h30
Local: Hospital VITA Batel
Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 – Batel – Curitiba – PR
Entrada Gratuita (vagas limitadas)
Informações e inscrições: (41) 3883-8414
www.hospitalvita.com.br  

Fonte: Hospital VITA – 23.06.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: