Encontro voltado ao público com mais de 60 anos será realizado sábado (27), em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos, lembrado em 24 de junho
O Viver Mais VITA – Terceira Idade, programa de palestras gratuitas voltadas ao público com mais de 60 anos, terá como tema deste mês a “Prevenção de Quedas na Terceira Idade”. O encontro, que tem início às 8h30, será comandado pelo médico Guilherme Bello Prestes, ortopedista do VITA Batel, membro do Comitê de Doenças Osteometabólicas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Americana de Pesquisa Óssea e Mineral.
Segundo Bello, dos 15 milhões de brasileiros que possuem mais de 65 anos, aproximadamente 30% sofrem uma queda pelo menos uma vez ao ano. “Esta incidência aumenta com a idade, chegando a 50% acima de 80 anos”, destaca o ortopedista. As quedas não são isentas de complicações: em até 44% dos casos ocorrem lesões graves, como traumatismo craniano, sangramentos e principalmente fraturas – sendo de quadril a mais temida. “Nos Estados Unidos é a causa que mais leva a óbito. Já no Brasil é a terceira. Os números são tão alarmantes que foi criado o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos (24 de junho)”, destaca.
De acordo com o médico, durante o processo natural de envelhecimento ocorre diminuição da massa muscular e da densidade óssea, que, aliados à falta de condicionamento físico, doenças crônicas e ao uso contínuo de medicamentos, podem ocasionar quedas e, consequentemente, fraturas.
O médico revela também que 70% das quedas ocorrem dentro de casa. Segundo ele, é de extrema importância controlar o ambiente no qual os idosos vivem, pois em 50% dos casos o local inadequado é o responsável direto pelas quedas. Daí a necessidade de criar um ambiente que não ofereça riscos. “Como as quedas não são inevitáveis, para prevenir acidentes e fraturas é preciso cuidar do espaço de convivência do idoso, mas também da saúde, com a prática de atividade física regular”, ressalta o médico.
Prevenção – Um programa de prevenção de quedas habitualmente inicia-se por uma avaliação médica, para analisar os aspectos da saúde. São feitos ajustes nas medicações, acompanhamento de doenças, prevenção e tratamento da osteoporose, avaliação da marcha e exame oftalmológico periódico.
Sobre o Viver Mais VITA – Melhor Idade: Criado em outubro de 2009, o programa tem como objetivo promover sistematicamente ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, com foco na população com faixa etária acima de 60 anos. Os encontros mensais iniciam com um café da manhã, seguido de atividades físicas e culturais e de palestra. A edição deste mês vai contar com a participação dos voluntários do Instituto História Viva, que será a responsável por desenvolver atividades com os participantes. O Viver Mais VITA conta com o apoio do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, que oferece exames preventivos gratuitos aos 30 primeiros inscritos. Informações e inscrições pelo telefone: (41) 3883-8414.
Segurança Assistencial – Entre os dias 22 a 27 de junho, o Hospital VITA promove a Semana de Segurança Assistencial. A ação tem como objetivo conscientizar e preparar a equipe do Hospital para que informem pacientes e familiares sobre a importância de prevenir quedas de idosos. Entre as atividades propostas estão a realização de uma vivência com os funcionários para que possam sentir as dificuldades dos idosos, como: visão e audição diminuída, dificuldade de locomoção, entre outras.
Terceira idade: Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 26,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 13% dos habitantes do país. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade componha 14% da população global em 2040.
Serviço
Programa Viver Mais VITA – Melhor Idade
Palestra “Prevenção de Quedas na Terceira Idade”, com Dr. Guilherme Bello
Data: sábado, 27 de junho, a partir das 8h30
Local: Hospital VITA Batel
Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 – Batel – Curitiba – PR
Entrada Gratuita (vagas limitadas)
Informações e inscrições: (41) 3883-8414
www.hospitalvita.com.br
Fonte: Hospital VITA – 23.06.2015