Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Nova turma de Residentes Multiprofissionais do HSVP-RS é formada pela UPF

São 23 especialistas em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer

A Universidade de Passo Fundo formou a 11ª Turma do Programa de Residentes Multiprofissionais em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo, a Prefeitura e os Ministérios da Saúde e da Educação. Neste ano, são 23 especialistas em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer de sete áreas: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

A cerimônia de formatura foi realizada na última quinta-feira, 27, no Centro de Eventos da UPF, com a presença da Diretora Corporativa de Operações, Márcia Andrea Ferrão, que falou em nome do Hospital. “A certificação multiprofissional é um pilar essencial em nosso sistema de saúde. Ela nos ensina que saúde não é apenas a ausência de doenças, mas um estado de dedicação e cuidado que envolve o atendimento integral e humanizado. Parabéns aos formandos que compreenderam as competências do programa e a importância da sensibilidade, empatia e compaixão para com os pacientes”.

A fisioterapeuta Letícia Lírio, formanda do Programa de Atenção ao Câncer, avaliou positivamente o período da residência que encerrou após dois anos de muita dedicação pessoal e profissional. “Trata-se de uma jornada intensa e cansativa, mas que nos ensinou muito mais do que técnicas e protocolos. Ao olhar para trás percebo o quanto esse caminho de aprendizado foi intenso, desafiador e transformador. Cada paciente, cada história, cada experiência que compartilhamos nos ensinou algo valioso. Aprendemos a importância de olhar para o ser humano em sua totalidade, de entender suas necessidades, medos, desejos e, acima de tudo, a respeitar sua dignidade”.

“Os novos especialistas são profissionais, que por um longo período se dedicaram ao trabalho e à formação, vivendo experiências intensas, de apropriação de métodos e protocolos e de aprimoramento de técnicas, que visam, entre tantas coisas, qualificação profissional, saúde e qualidade de vida. Por isso, quero agradecer não somente aos residentes concluintes, professores, preceptores, tutores e demais atores desse processo formativo, mas também enaltecer a histórica relação entre a UPF e o HSVP, que atuam de forma conjunta na formação de pessoas e na qualificação da saúde”, disse a reitora da UPF, professora doutora Bernadete Maria Dalmolin.

Fonte: Hospital São Vicente de Paulo (RS)

Compartilhe

Você também pode gostar: