Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Pesquisa do Hospital Santa Catarina – Paulista ganha destaque internacional ao medir a efetividade de sistema de pontuação clínico em pediatria

Uma pesquisa conduzida por uma equipe multidisciplinar, na Pediatria do Hospital Santa Catarina – Paulista ganhou destaque na Pediatric Critical Care Medicine – uma das mais prestigiadas revistas científicas do mundo, especializada em tratamento intensivo de crianças e recém-nascidos – ao verificar a efetividade de um sistema clínico de pontuação que auxilia na previsão do agravamento do estado clínico de crianças internadas.

O Pediatric Early Warning Score (PEWS) é calculado a partir de uma análise das condições fisiológicas de cada paciente e considera a gravidade do quadro e urgência para atendimento. A fim de garantir maior efetividade no deslocamento de crianças em estado grave para a UTI, o Hospital Santa Catarina implementou o sistema em 2019 e, desde então, observou maior rapidez no tempo de resposta da equipe médica.

O estudo conduzido pela unidade de Pediatria da Instituição utilizou dados de 2018 para comparação e identificou uma melhora de 74% para 80,31% no prazo de reação entre o primeiro sinal de alerta e o atendimento do Time de Resposta Rápida (TRR), contribuindo para um tempo de resposta mais ágil e assertivo no tratamento das crianças internadas sob cuidados de observação para piora clínica.

Os resultados do estudo foram apresentados no 10° Congresso da Federação Mundial das Sociedades de Terapia Intensiva Pediátrica, realizado de forma online, em dezembro de 2020.

Compartilhe

Você também pode gostar: