Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Pacientes do VITA Curitiba recebem visita de Doadores D’Alegria

Neste sábado (23), o Hospital VITA Curitiba dá continuidade ao projeto Doadores D’Alegria. Trata-se da visita de voluntários a pacientes do hospital. A ação, que acontece entre 11 e 13h, é uma parceria entre os Hospitais VITA, Doadores D’Alegria e Grupo Psicosaúde, e tem como objetivo principal estabelecer ações humanizadas, por meio de atividades que valorizem as emoções, crenças e a singularidade dos indivíduos. A ideia é oferecer a quem está hospitalizado um cuidado além da doença, agregando qualidade na atenção a pacientes e familiares também faz parte da ação.

As atividades são desenvolvidas nas alas de internação e UTIs a partir da interação com os “clows”. O trabalho estrutura-se respeitando a decisão do paciente em participar ou não da interação com os voluntários, que exploram novas formas de comunicação com brincadeiras, histórias, músicas, bexigas e várias outras atividades – sempre trabalhando com técnicas e métodos de improviso, trazendo o riso e a alegria ao ambiente.

Doadores D’Alegria – O grupo foi formado em 2009, na Primeira Igreja Batista de Curitiba, com o objetivo de levar a alegria e o amor de Deus aos pacientes hospitalizados, bem como a seus familiares e à equipe de saúde através da “arte do clown”, sendo que todos os participantes têm atuação voluntária.

Clown – É uma espécie de palhaço, que une seu humor sutil, inocência e pureza aos acontecimentos da vida e do cotidiano, levando riso, alegria, diversão, mas também reflexão àqueles que os encontram. Difere do estereótipo visual de palhaço, já que cada um possui suas vestes, desde sapatos até chapéus e adornos, sendo alternativo, mas não exagerado, ou seja, sem perucas enormes e coloridas e com maquiagens assustadoras, mas com uma combinação simples de trajes e maquiagens que aproximam o “clown” de seu público.

Fonte: Hospital VITA Curitiba – 22.08.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: