Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital viValle alerta para o cuidado com os Rins: essa dupla pode correr sérios riscos em silêncio

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), mais de 12 milhões de brasileiros apresentam algum grau de insuficiência renal. Outros 52 milhões correm risco de desenvolver alguma doença nos rins por outros fatores de risco como a idade, diabetes, hipertensão ou histórico familiar.
Os rins são os órgãos responsáveis por funções essenciais do organismo, como filtrar o sangue, além de serem os órgãos mais prejudicados pelos hábitos de vida modernos. A insuficiência renal afeta um em cada dez indivíduos, mas cerca de 90% dos futuros pacientes não sabem que têm a doença.
A doença mais grave que pode atingir os rins é a renal crônica. Ela destrói as estruturas renais até chegar ao ponto em que o órgão para de funcionar. Ainda segundo dados da SBN, no mundo todo, 500 milhões de pessoas sofrem de problemas renais e 1,5 milhão delas são monitoradas, pelo excesso de peso, o tabagismo ou o pouco consumo de água.
Alguns sintomas são comuns a problemas renais. Observar sinais como pressão alta, diabetes, dificuldades de urinar, queimação ou dor ao urinar, ir ao banheiro muitas vezes, inchaço ao redor dos olhos e das pernas, dor lombar ou histórico de pedra nos rins podem ser sinais importantes na hora de decidir por procurar um médico.
Para tentar melhorar a detecção precoce de problemas renais e contribuir para hábitos sadios e uma vida mais saudável, o Hospital viValle dá algumas dicas:
·         Procure manter uma alimentação com pouco sal e pouca gordura;
·         Evite o tabagismo;
·         Tenha uma rotina diária de exercícios;
·         Beba água;
·         Consuma com moderação bebidas alcoólicas.

Fonte: Hospital viValle – 10.03.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: