Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Santa Marta realiza a IV Jornada de Enfermagem

No dia 17 de maio, foi realizada a IV Jornada de Enfermagem do Hospital Santa Marta – HSM, no Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa – ISMEP, com o tema: Enfermagem de Excelência: eu faço parte. Durante o evento, 130 participantes assistiram a palestras com foco na melhor qualificação do profissional de enfermagem.

Uma abertura especial foi realizada para dar início à programação, apresentando uma retrospectiva com um desfile que falou sobre a pioneira da enfermagem, Florence Nightingale, sua história e suas ações que hoje trazem orgulho e profissionalismo à Enfermagem. Seguindo a apresentação, considerando o contexto nacional, foram apresentadas as roupas usadas pelas enfermeiras ao longo da história.

Ao final da retrospectiva, os colaboradores de enfermagem do Hospital Santa Marta se apresentaram com uniformes padrão da Instituição – roupas práticas e privativas específicas para cada atividade e/ou setor, e demonstraram o atual cenário da profissão: o uso da tecnologia e a presença dos homens em uma profissão que teve por muitos anos prevalência de mulheres.

Para a gerente de Enfermagem do HSM, Gisele Brocco Magnan, a apresentação pessoal representa um padrão de qualidade e de excelência, eleva a profissão e a Instituição. “A enfermagem, desde os seus primórdios, traz um alinhamento e identificação visual bastante impactante que demonstra o quanto ela quer ser notada e respeitada enquanto profissão”, avalia.

A rodada de palestras começou com a gerente da Gestão de Gente do Hospital Santa Marta, Daniely Zaranza, que falou sobre Gestão de vida – o profissional e sua autoqualificação. Daniely ofereceu aos presentes um pouco de sua experiência em coach, sugerindo pontos essenciais de desenvolvimento pessoal e profissional para o sucesso.

Atuar em consonância ao seu propósito foi uma das sugestões, visto que hoje a gestão de carreira e a gestão de vida precisam estar estruturadas para que o profissional tenha êxito em sua jornada. A coach ofereceu aos presentes dicas importantes de desenvolvimento, destacando que o mercado está se movimentando em busca dos profissionais em destaque: o autoconhecimento, planejamento e a disciplina.

Para Daniely, é necessário celebrar as pequenas conquistas e criar hábitos de sucesso. “Para termos sucesso no âmbito profissional, primeiro precisamos ter sucesso na nossa vida e, para alcançá-lo, é preciso se responsabilizar”, afirma.

De acordo com a coach, as empresas antes eram responsáveis pelas carreiras, mas atualmente essa responsabilidade é dos profissionais. “As exigências são muitas, o mercado está muito movimentado e só vão se destacar as pessoas que saírem da média. Para isso, é preciso autoconhecimento, entender fraquezas e aptidões, além de alguns hábitos significativos, como a leitura, o estudo, o conhecimento, cuidar da saúde física e emocional”, destaca.

A segunda palestra foi ministrada por Viviane Gusmão, enfermeira assistencial do Hospital Universitário de Brasília – HUB, e integrante da Diretoria de Planejamento da Secretaria de Saúde. O tema abordado foi Enfermagem de excelência: como isso é possível? Entre os pontos destacados, foram apresentadas estratégias de capacitação profissional e os principais requisitos para fazer parte de um time de excelência.

Viviane destacou que a educação envolve fundamentação teórica e prática, sempre com vistas ao planejamento estratégico da Instituição e aos diferenciais que podemos oferecer. “Possuir o conhecimento básico é o que o cliente espera quando nos procura. No entanto, é preciso oferecer o extraordinário, um acolhimento encantador e humanizado”, afirma.

Os recursos tecnológicos foram citados como um suporte para o profissional, como aplicativos, grupos de discussão, plataformas, além de livros e artigos. Viviane enfatizou que o profissional deve estudar após a formação, como fazer pós-graduação, cursos e aprender um novo idioma. “É importante estudar para agregar e compartilhar. Os títulos de especialistas, por exemplo, aumentam o prestígio profissional e estimulam a manter a atualização”, sinaliza.

Para o desenvolvimento de uma equipe de enfermagem de excelência, Viviane pontua que é necessário saber o que a Instituição deseja, como missão, visão e valores. “Possuir o conhecimento puro e simples não é o suficiente. É preciso saber os conhecimentos complexos e simples. É necessária integração de conhecimento com a prática, ter pensamento crítico, investir em educação, grupos de estudo e trabalho em equipe”, conclui.

Compartilhe

Você também pode gostar: