Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

HCor cria dispositivo para agilizar atendimento aos pacientes com parada cardíaca

Ao acionar este dispositivo de emergência instalado próximo ao leito do paciente, uma equipe multidisciplinar denominada Time de Resposta Rápida é avisada imediatamente, tornando o atendimento ainda mais rápido e eficaz

Considerado um centro de excelência no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas, o HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, padronizou o seu ambiente de TI altamente complexo para integrar e garantir a disponibilidade das informações de milhares de pacientes que passam mensalmente pelo hospital e torná-las disponíveis, em tempo real.

Para atender com mais agilidade os pacientes acometidos por parada cardíaca, a Gerência de Enfermagem juntamente com a Gerência de TI do HCor integraram e implantaram o “Sistema de Atendimento a Parada Cardíaca” – que consiste em dispositivos de chamada de emergência no mesmo aparelho de chamada de enfermagem, localizado próximo ao leito dos pacientes cardíacos. Considerado pioneiro no Brasil, este sistema do HCor é inédito no atendimento de urgência e emergência em unidades de internação.

Composto por dois botões, um amarelo para atendimento de urgência  e outro azul para parada cardíaca, este dispositivo acionará o Time de Resposta Rápida – TRR do HCor (Adulto e Pediátrico), formado por uma equipe multidisciplinar.

“Ao acionar o botão amarelo (código de urgência) o TRR identifica que são pacientes de risco, com comprometimentos respiratórios, circulatórios ou mesmo neurológicos. Já quando o botão azul é acionado (código de parada cardiorrespiratória), a equipe multidisciplinar identifica como pacientes com parada cardíaca, que necessitam de atenção naquele exato momento, sendo oferecidos todo suporte básico e avançado para garantir a sobrevida destes pacientes”, esclarece o Coordenador do TRR do HCor, César Ribeiro.

De acordo com o Coordenador de TRR do HCor, a implementação do TRR – Time de Resposta Rápida no HCor chegou como parte de uma estratégia do grupo de emergência, com o objetivo de evitar as ocorrências de parada cardiorrespiratória e, consequentemente, reduzir a mortalidade hospitalar. “A função do TRR é identificar, por meio de sinais e sintomas de piora clínica súbita e inesperada, a melhor conduta para a segurança dos pacientes hospitalizados, bem como intervir precocemente e prevenir na ocorrência de parada cardíaca”, esclarece Ribeiro.

Sistema de Atendimento a Parada Cardíaca do HCor

Por meio deste dispositivo, o colaborador aciona o Time de Resposta Rápida, que imediatamente traz o carrinho de emergência composto por desfibrilador e todos os medicamentos e materiais necessários e, simultaneamente, executa os primeiros procedimentos de socorro como, por exemplo, a massagem cardíaca. “Todos os acionamentos e chegadas da equipe TRR ficam registrados. Atualmente, o tempo médio entre acionamento do chamado e a chegada da equipe no leito é de apenas dois minutos”, pontua Ribeiro.

De acordo com o Gerente de TI do HCor, José Lobato, antes da criação deste sistema, os enfermeiros utilizavam o telefone ou procuravam por ajuda no posto de enfermagem da unidade, ao encontrar o paciente nestas condições de emergência. “Com a implantação deste dispositivo, o atendimento para estes pacientes, que requer ainda mais atenção, e o fator tempo é primordial ficou ainda mais rápido e eficaz”, salienta Lobato.

Além deste sistema, a área de TI do HCor elaborou  o design  do “Sistema de Alerta de Resultados Críticos” – alertas enviados via web para os médicos em seus dispositivos móveis sobre resultados de exames laboratoriais ou da radiologia com achados importantes para o diagnóstico e tratamento. O gerenciamento deste projeto demandou da TI HCor desenvolvimento e integração de componentes próprios e de terceiros.

Segundo o Gerente de TI HCor, o diagnóstico médico geralmente depende de exames laboratoriais ou radiológicos (ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, raio-X, etc). Os valores fora da “normalidade” ou achados críticos em imagens destes exames são altamente relevantes para a conduta do médico responsável. Com isto o Sistema de Alerta de Resultados Críticos, semelhante a um “Whatsapp” exclusivo para uma intranet, é instalado nos aparelhos celulares dos médicos do HCor, para permitir o recebimento de avisos automáticos quando alguma anomalia for detectada nos exames do paciente.

“Este sistema registra todos os alertas enviados e todas as mensagens trocadas entre os médicos, bem como as datas e horários que as mensagens foram lidas. Além da agilidade e da segurança para a conduta médica, esse recurso permite ao médico responsável um maior suporte de análise de eventuais conflitos de procedimento”, explica Lobato.

Tecnologia da informação a serviço do paciente HCor:

Um dos recentes projetos implementados de TI no HCor foi a automação das informações na UTI Pediátrica e no Serviço de Internação da Cardiopediatria, com o uso de tablets e notebooks. Os pacientes da UTI demandam alto nível de assistência e sempre há um colaborador da enfermagem atendendo o paciente em seu leito.

Antigamente, esses colaboradores tinham que deixar momentaneamente a assistência para acessar o desktop e requisitar medicamentos e materiais ou para acessar exames on-line. O uso de tablets e notebooks permite que esse trabalho seja feito ao lado do paciente, com o objetivo de otimizar o trabalho da equipe.

Lobato destaca também a preocupação com o investimento em infraestrutura de comunicação de dados em tecnologia Gigabit – que garante alta eficiência e disponibilidade para os processos, por exemplo, de transmissão de imagens da Radiologia (Hemodinâmica, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, PET/CT, Ultrassonografia, Radiografia, etc) para as unidades assistenciais do HCor como UTI, UCO, Pronto Socorro e Unidades de Internação.

A UTI Adulto do HCor também está equipada com dispositivos móveis para que médicos e enfermeiros possam acessar, em tempo real, as informações dos pacientes. E, neste ano, o objetivo é expandir o uso de tablets e notebooks para as demais UTIs do HCor e para as duas salas de cirurgia híbrida, que fazem parte do novo prédio do hospital, inaugurado em janeiro de 2014.

O Gerente de TI do HCor ressalta também a importância da tecnologia no inovador Centro Cirúrgico de Alta Complexidade. A sala para procedimentos híbridos de Neuro Cirurgia HCor possui uma sala anexa de Ressonância Magnética, onde o médico tem mais precisão no procedimento e pode recorrer a exames, caso seja necessário, durante a cirurgia, com segurança para o paciente. “Precisamos de uma TI de alta qualidade, ágil e eficiente, que garanta que o hospital funcione sem parar em todas as áreas. A tecnologia é fundamental para a excelência do desempenho de nossos profissionais no atendimento aos pacientes”, finaliza Lobato.

Fonte: Hospital do Coração – 02.06.2015

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