Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Alimentação saudável, reposição de cálcio e vitamina D serão debatidos em palestra gratuita

Encontro, que acontece neste sábado (30), integra programa do VITA Batel voltado para público com mais de 60 anos

Alimentação saudável, nutrientes importantes para viver bem na melhor idade, vitamina D e cálcio são alguns dos assuntos que serão abordados durante o Viver Mais VITA – Melhor Idade, encontro mensal gratuito promovido pelo Hospital VITA Batel para o público maior de 60 anos. A convidada desta edição é a nutricionista Victória Pagliosa. A palestra acontece neste sábado (30), a partir das 8h30, no VITA Batel.

Segundo Victória, os idosos necessitam manter uma alimentação saudável, ingerir cálcio, magnésio, zinco, vitamina B6 e ferro para evitar carências nutricionais. Vitaminas e minerais são indispensáveis para manter a qualidade de vida e saúde dos idosos. São encontrados em todos os alimentos, mas em quantidades significativas em hortaliças e frutas. “O ideal é que sejam ingeridas pelo menos quatro porções de verduras e legumes e três de frutas todos os dias, variando ao longo da semana de forma que vários tipos de vitaminas e minerais possam ser consumidos”, explica a nutricionista.

Já a Vitamina D favorece a absorção do cálcio, sendo importante também para fortalecer os ossos. Os idosos estão entre os indivíduos mais propensos a desenvolver doenças relacionadas à falta de vitamina D. “Um adulto saudável precisa consumir, em média, 5 microgramas por dia de vitamina D e garantir uma exposição à luz solar de 20 minutos por dia, sem o uso de protetor solar”, destaca Victória.

Sobre o Viver Mais VITA – Melhor Idade: Criado em outubro de 2009, o programa tem como objetivo promover sistematicamente ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, com foco na população com faixa etária acima de 60 anos. Os encontros mensais iniciam com um café da manhã, seguido de atividades físicas e culturais e de palestra. A edição deste mês vai contar com a participação dos voluntários do Instituto História Viva, que será a responsável por desenvolver atividades com os participantes. O Viver Mais VITA conta com o apoio do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, que oferece exames preventivos gratuitos aos 30 primeiros inscritos. Informações e inscrições pelo telefone: (41) 3883-8414.

Terceira idade: Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 26,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 13% dos habitantes do país. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade componha 14% da população global em 2040.

SERVIÇO
Programa Viver Mais VITA – Melhor Idade
Palestra “Alimentação saudável com foco em reposição de cálcio e vitamina D, com a nutricionista Victória Pagliosa
Data: sábado, 30 de maio, a partir das 8h30
Local: Hospital VITA Batel
Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 – Batel – Curitiba – PR
Entrada Gratuita (vagas limitadas)
Informações e inscrições: (41) 3883-8414
www.hospitalvita.com.br

Fonte: VITA Batel – 29.05.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: