Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Médicas do Sabará poderão treinar equipes de ECMO no Brasil

A ELSO – Extracorporeal Life Support Organization – selecionou 24 profissionais brasileiros para atuarem como replicadores das suas técnicas para uso da ECMO, tipo de oxigenação extracorpórea, no país.

Duas médicas do Sabará Hospital Infantil participaram do curso, chamado de “Train the Trainers”, cujo foco é desenvolver habilidades para que profissionais da saúde estejam preparados para capacitar cada vez mais centros pelo Brasil.

Dra. Grace Caroline van Leeuwen Bichara, cardiologista pediátrica e diretora do programa de suporte de vida extracorpóreo do Sabará e Dra. Larissa Gondim, intensivista pediátrica e diarista da Unidade Terapia Intensiva, passam a ser treinadoras da ELSO no Brasil.

A cardiologista já aplicou o primeiro curso para realização de ECMO em adultos para profissionais de várias regiões do país, em São Paulo.

O treinamento teórico-prático foi realizado pela equipe internacional da ELSO, incluindo o diretor global de ensino da entidade, Mark Ogino.

ECMO no Sabará

A ECMO é uma técnica que a faz a circulação e a oxigenação artificial do sangue por meio de uma máquina ligada ao paciente através de cateteres.

O procedimento de alta complexidade é realizado em casos graves nos quais o paciente sofre comprometimento severo pulmonar ou circulatório, que poderiam levar ao óbito, dobrando as chances de sobrevida.

O Sabará é o único hospital em São Paulo a realizar esse procedimento em crianças sem doenças no coração e a contar com um time especializado em ECMO pediátrica com índices de sucesso acima da média mundial.

Nos últimos 2 anos realizamos o procedimento em 18 pacientes, sendo 11 por sepse ou síndrome de desconforto respiratório. 72% deles tiveram alta hospitalar, enquanto a média mundial para casos desta natureza é de 56%.

Sobre Hospital Infantil Sabará

O Sabará é uma instituição sem fins lucrativos e braço assistencial da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual faz parte também o Instituto PENSI, focado na realização de pesquisas e no ensino e treinamento de profissionais da saúde infantil.  É um dos maiores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos do Brasil, reconhecido pelo excelente atendimento ao paciente e pelo pioneirismo nesta área, desde sua inauguração em 1962.

Instalado em um moderno edifício de 17 andares na Avenida Angélica, em São Paulo, opera segundo o conceito de “Children’s Hospital”. Este modelo assistencial conta com a retaguarda em todas as especialidades pediátricas e atua com equipe multiprofissional integrada e de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Em 2013 o Hospital recebeu seu primeiro selo de acreditação pela Joint Commission International, principal agência reguladora de instituições de saúde no mundo. Em 2016 o Sabará foi reacreditado, reforçando seu compromisso com a qualidade e com a prestação de cuidados de saúde segura e eficaz.

Compartilhe

Você também pode gostar: