Comprometido com o meio ambiente, o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo desenvolve projetos que estabelecem alternativas sustentáveis para o consumo consciente nas suas diferentes unidades. Na lavanderia da instituição, localizada no Centro de Apoio II, aproximadamente 7 mil quilos de roupas são processados por dia. A estrutura do local dispõe de alta tecnologia para o tratamento da água que é gerada no processo de lavagem e conta com um sistema de reaproveitamento feito por meio de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).
Com o sistema de reaproveitamento de água a ETE da Lavanderia do HSVP registrou no último ano a maior reutilização de água tratada desde a sua inauguração: 23 milhões de litros deixaram de ser retirados da natureza. O Analista Ambiental do HSVP, Gustavo Antonio Vieira, destaca que iniciativas de reúso da água estão surgindo cada vez mais em razão da conscientização sobre sustentabilidade. “Além de ser uma solução para a demanda de água, o reúso traz economia e redução do impacto ambiental da atividade, visto que lavanderias industriais costumam utilizar muita água em seus processos”.
O espaço também conta com uma Área de Preservação Permanente com mais de 500 mudas de árvores nativas, cortinamento vegetal e plantio de grama nos barrancos para controle de erosão e proteção da mata ciliar do arroio local.
Fonte: Hospital São Vicente de Paulo (RS)