Nesta sexta-feira(15) o hospital Santa Rosa realizou a captação múltipla de órgãos de uma jovem de 15 anos que morreu após um acidente de carro ocorrido na cidade de Campo Novo dos Parecis em MT.
O acidente aconteceu domingo(10) e ela teve morte encefálica. A família resolveu doar atendendo a um pedido da menina. Ela veio transferida de Cáceres para Cuiabá para que a captação fosse feita, visto que o Hospital Santa Rosa está preparado para fazer esse tipo de procedimento.
Na noite do sábado (9), a doadora saiu de casa com alguns amigos em uma caminhonete S-10. A adolescente estava no banco de trás do veículo e sem cinto. O carro colidiu a lateral onde a adolescente estava e ela teve morte instantânea.
A captação dos órgãos foi feita por um médico e uma enfermeira vindos de Brasília, e uma equipe formada por outros enfermeiros e anestesistas do Hospital Santa Rosa. Foram doados o fígado, rins e córneas.
Já foram realizados 150 transplantes de rins no Santa Rosa e agora o governo sinalizou a retomada de captação nessa unidade médica privada. “Estamos apenas aguardando a sinalização do Ministério da Saúde para retomar as captações e implantações de órgãos em nossa unidade, visto que estamos estruturados para a realização deles”, afirma o diretor médico do Santa Rosa Cervantes Caporossi.
Fonte: Hospital Santa Rosa – 18.05.2015