Novo tomógrafo poderá aumentar em até 50% a quantidade de exames realizados diariamente
No primeiro trimestre de 2015, a clínica Viva Imagem, localizada no Hospital Marcelino Champagnat, atualizou o tomógrafo utilizado no setor. Com o novo aparelho, dois novos tipos de exames começam a fazer parte das possibilidades oferecidas. A angiotomografia de coronárias (tomografia cardíaca) e a tomografia computadorizada de corpo inteiro no trauma. O aparelho, que possui 64 canais, tem como diferencial a velocidade ao realizar em apenas 6 segundos as tomografias.
A angiotomografia coronariana permite analisar, de maneira não invasiva, as artérias do coração com boa correlação ao cateterismo cardíaco. As principais indicações para a realização desse exame são para os pacientes sintomáticos com risco intermediário de doença arterial coronariana significativa.
A tomografia computadorizada de corpo inteiro no trauma (FACCT) tem ganhado cada vez mais força de evidência como método de imagem de escolha precoce em pacientes com trauma grave de alta energia, substituindo o FAST (Focused Assessment with Sonography for Trauma) e as séries de radiografias simples, aperfeiçoando o diagnóstico e reduzindo o tempo de atendimento dos pacientes traumatizados.
O tomógrafo novo conta com dispositivo de modulação de dose de radiação que calcula a quantidade de radiação de acordo com o tamanho do paciente e região a ser examinada, reduzindo os riscos relacionados a radiação ionizante. Com o nosso aparelho é possível também realizar exames com protocolos de baixa dose e ultra baixa dose de radiação, como por exemplo, na pesquisa de cálculos renais, na suspeita de apendicite aguda, no rastreamento de câncer de pulmão e no controle evolutivo de doenças crônicas.
Os exames com o tomógrafo novo ganham resolução espacial com aumento do número de detectores e tem redução no tempo de aquisição das imagens em até um terço em relação ao tomógrafo anterior, melhorando a precisão dos exames especialmente em pacientes não colaborativos ou com dificuldade respiratória. Com a velocidade oferecida pelo tomógrafo, o setor prevê um crescimento de 50% na quantidade de exames realizados diariamente.
Como o novo aparelho, o setor de diagnósticos do Hospital Marcelino Champagnat proporcionará imagens médicas com mais resolução em menos tempo, ampliando o rol de exames disponíveis, tendo como consequência maior a qualidade no atendimento oferecido aos pacientes.
Fonte: Hospital Marcelino Champagnat – 24.03.2015