O Hospital Madre Teresa (HMT) investe de forma expressiva em importantes avanços tecnológicos, qualidade, segurança, infraestrutura e desenvolvimento de seus colaboradores e corpo clínico. O empenho e cultura da instituição em sempre buscar o caráter humanizado e vanguardista tende a favorecer e qualificar ainda mais a segurança nos processos, a experiência do paciente e a excelência dos atendimentos. Todos os constantes investimentos, reafirmam a visão do HMT em destacar-se pela excelência e pioneirismo na saúde.
“Nossos investimentos refletem o compromisso que temos com a excelência do atendimento fornecido aos pacientes e clientes. Trabalhamos sempre de maneira humanizada, buscando ser referência não somente no cuidado, mas também no pioneirismo em saúde”, comenta a diretora geral, Ir. Sandra Zanotto.
Sala Híbrida
O investimento em uma sala híbrida coloca o Hospital Madre Teresa entre os grandes centros de saúde do mundo. O equipamento Innova IGS 540 GE Healthcare dispõe de um dos maiores campos de visão para aquisição de imagens em alta resolução. Entre os inúmeros diferenciais dessa tecnologia está a possibilidade de aliar os procedimentos convencionais (cirurgia aberta) e intervenções minimamente invasivas endovasculares, podemos citar o implante de prótese de válvula aórtica transcateter (TAVI) – procedimento realizado através de um cateter que permite a substituição da valva aórtica doente por uma nova de maneira menos invasiva que a cirurgia convencional. Além disso, a sala híbrida viabiliza a realização de exames e cirurgias de alta complexidade.
KINEVO 900
O serviço de Neurocirurgia do HMT, referência no tratamento de enfermidades tumorais e vasculares do sistema nervoso, ganhou três novas salas cirúrgicas. Todas equipadas com microscópios modernos, incluindo o Sistema de Visualização Robótica para as cirurgias neurológicas e de coluna, o KINEVO 900 zeiss. O aparelho é considerado uma evolução do microscópio, uma vez que possui monitores e câmera de alta definição em 4k e filmagem em 3D em sua versão “exoscope”, permitindo visão tridimensional com noção de profundidade e possibilitando melhor acesso à área afetada. Além disso, possui sistema de fluorescência intraoperatória, que permite identificar a origem do fluxo sanguíneo, hemorragias, microvasos sanguíneos, distinguir o tecido tumoral do tecido saudável, possibilitando ao médico tomar decisões assertivas e rápidas durante a cirurgia.
Nova Hemodinâmica
Mais uma vez a instituição mostrou estar a frente ao inaugurar a nova sala de Hemodinâmica que conta com o equipamento Azurion 7 da Philips, com o avançado software Clarity. A tecnologia permite realizar os procedimentos intervencionistas com mais precisão e agilidade, além de promover a diminuição no tempo do exame em até 20%, reduzir a dose de radiação e contraste em até 85%, tanto para paciente quanto para os profissionais.
Novo parque tecnológico para a Endoscopia
O Hospital Madre Teresa adquiriu novos aparelhos para o serviço de Endoscopia, dentre eles: endoscópicos, colonoscópios e torres de vídeo da Fujinon que apresentam dispositivos de imagens hiper-realistas possibilitando melhor visualização e detecção de possíveis pólipos ou lesões malignas, além de avaliá-las e qualificá-las com precisão. A tecnologia disponibiliza ainda, imagens de contraste que permitem a observação dos padrões microvascular e de microssuperficie, além da magnificação de imagem, que pode aumentar até 135 vezes.
O setor ainda passou a contemplar um eletrocautério de alta tecnologia, para realização de procedimentos complexos, proporcionando grande eficácia, agilidade, qualidade e segurança ao paciente.
Nova Ressonância Magnética
Recentemente, o HMT adquiriu o novo aparelho de Ressonância Magnética – RM de 1.5 Tesla, Magnetom ALTEA, da Siemens. A tecnologia de ponta promove a atualização tecnológica em todas as áreas do corpo humano como: próstata, coração, músculo esquelético, abrangendo as especialidades de Neurorradiologia e Medicina Interna. Além disso, o equipamento permite realizar Ressonância Magnética do corpo inteiro em um único atendimento para os pacientes oncológicos. A máquina, foi adquirida com inúmeros softwares de pós-processamento inseridos no servidor Syngo, permitindo que vários médicos tenham acesso aos exames simultaneamente.
Robô Ortopédico Mako
Outro grande ganho foi a aquisição do robô ortopédico Mako, da Stryker, sendo o primeiro do Brasil – especialista em cirurgias de joelho e quadril. A cirurgia robótica é considerada a evolução das cirurgias e alguns dos benefícios dessa modalidade cirúrgica está ligada ao sucesso dos procedimentos. Menos dor e baixo consumo de analgésicos, menor necessidade de fisioterapia hospitalar, menos corte, redução do tempo de internação e rápido retorno a vida cotidiana são alguns dos benefícios. As primeiras cirurgias com o Mako foram consideradas de alto padrão de sucesso.
Expansão do Bloco e Infraestrutura
O bloco cirúrgico do Hospital Madre Teresa também recebeu investimentos com novas e versáteis salas cirúrgicas, o que otimizou o fluxo e dinâmica das cirurgias programadas. Além disso, a instituição ganhou novos acessos internos, que minimizam o tempo de deslocamento entre os serviços e melhoram o fluxo no atendimento aos pacientes.
Próximos investimentos
Nos próximos meses o HMT dará continuidade a diversos outros projetos que visam a melhoria e crescimento exponencial da instituição. Dentre eles, podemos citar: a expansão do setor N12, que contará com novos e modernos apartamentos. Além disso, o Hospital apresentará em breve as novas instalações do Pronto Atendimento que, anteriormente, já havia sido contemplado com um novo e tecnológico Tomógrafo. O Atendimento 24 horas ganhará uma infraestrutura mais ampla, moderna e acolhedora.
As melhorias previstas não param por aí. O Hospital Madre Teresa iniciará em breve a obra de revitalização e cobertura do hall de entrada entre a Portaria 4 e a entrada da UTI 1. O projeto beneficiará os pacientes e colaboradores, além de viabilizar de forma ainda mais segura o trânsito de carros e pedestres.
De acordo com o diretor administrativo do HMT, Marcos Vete o Hospital está focado na construção de um cuidado integral e com articulação entre os diversos níveis de complexidade, provendo uma assistência planejada, eficiente, sustentável e que responda prontamente às necessidades dos pacientes e da sociedade. “Isso nos motiva a continuar, constantemente, empenhados na busca do aprimoramento de nossos processos e na aquisição de recursos cada vez mais avançados. O Hospital Madre Teresa sempre se destacou por seu pioneirismo, pois entendemos que a inovação tecnológica é uma poderosa ferramenta que possibilita agregar melhores resultados ao cuidado. E o cuidar é a nossa vocação”, finaliza.
Fonte: Hospital Madre Teresa