O enfisema pulmonar acomete 12,8% da população brasileira.
O Hospital Madre Teresa (HMT) realiza no próximo dia 22 de agosto, pela primeira vez no estado de Minas Gerais, um procedimento para o tratamento endoscópico do enfisema com o uso de válvulas brônquicas. A metodologia não farmacológica foi desenvolvida nos Estados Unidos e sua eficácia comprovada em diversos países, entre eles, o Brasil. As válvulas são implantadas com o paciente sedado através de broncoscopia (exame que permite a visualização das vias aéreas, com um instrumento chamado de broncoscópio) e possibilitam controlar o fluxo de ar a fim de melhorar a função pulmonar em pacientes com enfisema.
A iniciativa é indicada para pacientes com enfisema grave e que apresentam limitação nas atividades diárias e com grau avançado de falta de ar, ou seja, a doença conhecida como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Após a implantação da válvula bronquial os resultados esperados são a melhora da mecânica respiratória, da capacidade de exercício e da qualidade de vida.
O que é enfisema?
O enfisema é uma irritação respiratória crônica, de lenta evolução, quase sempre causada pelo fumo, embora outros agentes (poeira, poluentes, vapores químicos) também possam provocá-lo. No enfisema, os alvéolos transformam-se em grandes sacos cheios de ar que dificultam o contato do ar com o sangue, uma vez que foi destruído o tecido por onde passavam os vasos.
Sobre o Hospital Madre Teresa
Com mais de 30 anos de história, o Hospital Madre Teresa é um centro de saúde de alta complexidade e possui mais de 20 especialidades clínicas que se destacam pela qualidade e multidisciplinaridade das equipes médica e técnica. O Hospital é especializado em cirurgias minimamente invasivas, que garantem a rápida recuperação dos pacientes.
SERVIÇO
EVENTO: I Workshop Teórico e Prático Zephyr
LOCAL: Hospital Madre Teresa – Av. Raja Gabaglia, 1002, Gutierrez – Belo Horizonte
DATA: 22 de agosto
HORÁRIO: 08h às 14h30
PÚBLICO: cirurgiões torácicos, radiologistas e pneumologistas.
VALOR: Gratuito
CONTATO: Assessoria de Comunicação do Hospital Madre Teresa (31) 3339-8122
Daniela Venâncio e Leidiane Souza
Fonte: Hospital Madre Teresa – 17.08.2015