O Hospital Felício Rocho inaugurou no dia 17 de março, quinta-feira, umas unidades de hemodinâmica mais modernas do mundo. A nova estrutura oferece as ferramentas tecnológicas mais avançadas para o diagnóstico e o tratamento das doenças cardiovasculares.
A modernização se iniciou com aquisição de um dos equipamentos mais modernos de hemodinâmica atualmente no mundo. O aparelho Siemens Artis Q Biplano, único no Brasil, consiste em um conjunto de recursos tecnológicos de performance e precisão até então indisponíveis para a definição de doenças vasculares. Por gerar imagens de alta definição, o novo aparelho oferece precisão diagnóstica e terapêutica superior aos aparelhos em uso no país.
Ele é chamado biplano por possuir dois arcos de raios X, que funcionam simultaneamente, enquanto a quase totalidade dos aparelhos de hemodinâmica utiliza apenas um arco. “Além de maior qualidade da imagem com menor dose de raios X, o fato de este aparelho ser biplano permite a utilização de metade da dose de contraste, o que é extremamente benéfico, principalmente, para os pacientes diabéticos ou com disfunção renal”, relatou o Dr. Ari Mandil, coordenador da Unidade de Hemodinâmica do Hospital Felício Rocho. “Trata-se de um investimento sem precedentes, uma vez que este equipamento é o primeiro a ser adquirido por uma instituição de saúde na America Latina”.
O Dr. Ari Mandil relata que o equipamento permite, ainda, a fusão do exame de tomografia ou de ressonância magnética, que o paciente realizou antes do procedimento, com a imagem bidimensional gerada pelo aparelho, em tempo real, proporcionando detalhamento, sofisticação, planejamento e precisão nos procedimentos. “Isso permite a realização de tratamentos complexos, com uma segurança adicional e com maior eficiência”, explicou o médico. Outra vantagem é o tempo de realização dos procedimentos: a metade do alcançado em equipamentos tradicionais.
Os investimentos foram direcionados para que a nova sala de hemodinâmica se tornasse híbrida, ou seja, que possibilitasse a realização de procedimentos com a participação dos hemodinamicistas e dos cirurgiões cardiovasculares.
Além da aquisição do aparelho Siemens Artis Q Biplano, uma nova estrutura física da Unidade de Hemodinâmica foi construída, visando o conforto e a qualidade na assistência ao paciente e aos seus familiares. A Unidade de Hemodinâmica conta agora com espaços amplos, de acordo com os conceitos mais modernos de atendimento seguro, eficiente e humanizado:
– 2 salas com aparelhos de última geração
– Leitos individuais e privativos de recuperação posprocedimento
– Consultório médico
– Sala multimídia de discussões interdisciplinares de casos clínicos
– Monitores multiparâmetros de última geração
– Modernos aparelhos de anestesia
– Farmácia interna e exclusiva
– Portaria independente
– Principais procedimentos
A Unidade de Hemodinâmica do Hospital Felício Rocho tornou-se equivalente às unidades de hemodinâmica mais modernas do mundo e é capaz de realizar todos os procedimentos diagnósticos e terapêuticos cardiológicos, neurológicos e vasculares. Entre eles:
– Cateterismo cardíaco, coronariografia
– Arteriografia cerebral
– Angioplastias coronária, periférica (membros inferiores) e cerebral, com implante de stent
– Embolização de aneurismas cerebrais
– Endopróteses para aneurismas da aorta ou de outros vasos
– Quimioembolizaçãopara tumores hepáticos
– Embolização de tumores sólidos
– Biópsia cardíaca
– Valvoplastiasmitral e aórtica
– TAVI (implante valvar aórtico percutâneo) para tratamento de estenose aórtica
– Embolização de miomas uterinos
– Oclusão de defeitos congênitos cardíacos e intervenções em cardiopatias congênitas
Solução para diagnósticos nas estruturas cerebrais
O novo equipamento hemodinâmico, por ser biplano, ou seja, possuir dois arcos, produz imagens em tempo real de dois planos espaciais diferentes, o que possibilita maior caracterização das estruturas cerebrais. “Podemos realizar uma angiografia dos vasos cerebrais em menor tempo e com maior definição, pois as imagens serão adquiridas em planos diferentes, com a mesma injeção de contraste”, explicou o neurocirurgião Dr. Alexandre Cordeiro Ulhoa. Ele detalha que em um aparelho monoplano seria necessário aumentar o tempo do exame, com maior número injeções de contraste e maiores movimentações do aparelho, sem a certeza da obtenção de imagens perfeitas.
O médico explica que outro diferencial é a realização de tomografia cerebral, que permite avaliar, além dos vasos cerebrais, o próprio tecido cerebral, enquanto acontece o procedimento. “Um fator de relevância é a obtenção de imagens tridimensionais (3D), em tempo real, durante a realização dos procedimentos, fornecendo um mapa dos vasos cerebrais, que irá guiar o médico, com precisão, em cirurgias endovasculares cerebrais”, esclareceu o Dr. Alexandre Ulhoa. As imagens tridimensionais obtidas são trabalhadas por softwares complexos e avançados que possibilitam ao operador um grande número de recursos tecnológicos, durante os procedimentos intracerebrais.
Mais precisão, menos radiação
A precisão no diagnóstico de doenças cerebrais está diretamente relacionada à resolução e à qualidade da imagem. “Este equipamento possui as mais modernas tecnologias para a aquisição de imagens com alta qualidade, disponíveis atualmente no mercado de neurorradiologia, com outra grande vantagem: menor exposição à radiação”, pontuou o neurocirurgião, que também é especialista em hemodinâmica.
O médico enfatiza que as doenças cerebrais que estão diretamente relacionadas aos vasos cerebrais poderão ser tratadas com mais qualidade e utilizando técnicas minimamente invasivas, graças aos recursos disponíveis no novo aparelho. Dentre essas doenças, destacam-se:
– Embolização dos aneurismas cerebrais nas suas mais diversificadas técnicas
– Embolização das malformações vasculares cerebrais e medulares
– Embolização das fístulas cerebrais e medulares
– Tratamento na fase aguda do Acidente Vascular Cerebral isquêmico (AVC)
– Angioplastia com implante de stent nos vasos cervicais e intracranianos
– Embolização do sangramento nasal (epistaxe)
– Embolização dos tumores cerebrais hipervasculares
– Angiografia dos vasos cerebrais e medulares
Mais Tecnologia
O Hospital Felício Rocho realizou também a aquisição, junto com este novo equipamento, de uma variedade de softwares específicos para alguns procedimentos. “Vale ressaltar a aquisição do programa para implante percutâneo da valva aórtica (TAVI), procedimento realizado rotineiramente em nosso hospital. O programa permite a realização de tomografia pelo próprio aparelho, fusão das imagens com a tomografia prévia e a visualização 3D, em tempo real, oferecendo uma acurácia maior no implante da válvula biológica, o que garante maiores taxas de sucesso”, detalhou o Dr. Ari Mandil.
Outro software adquirido permite o tratamento minimamente invasivo de tumores. Segundo o hemodinamicista, o programa “é dedicado a embolizações de tumores, pois alia as imagens tomográficas do próprio aparelho com a angiografia, tudo em tempo real”.
A equipe
O serviço de hemodinâmica do hospital é composto por médicos altamente especializados, que são referência em resolutividade e atenção aos pacientes.
A equipe é formada por cardiologistas intervencionistas, neurorradiologistas, cardiologistas pediátricos intervencionistas, angiologistas, cirurgiões cardiovasculares, anestesiologistas e enfermeiras especialistas em cardiologia e hemodinâmica, além de uma equipe de técnicos de enfermagem e de apoio comprometida com o bem-estar e o conforto do paciente.
O Hospital
O Hospital Felício Rocho há mais de 60 anos oferece aos mineiros a melhor assistência médico-hospitalar. Com um corpo clínico respeitado nacionalmente, o hospital continua na sua missão de conciliar história, tradição e valores insubstituíveis e inigualáveis com avanços tecnológicos indispensáveis à assistência à saúde. Fiel a esta missão, uma novíssima Unidade de Hemodinâmica está à disposição dos seus clientes.