Balão intragástrico com durabilidade de um ano acaba de ser aprovado pela ANVISA e já está disponível no Centro de Endoscopia da Instituição
São Paulo, 14 de abril de 2015 – Aprovado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o balão intragástrico com durabilidade de um ano promove maior tolerabilidade e diminui os sintomas indesejáveis comuns do procedimento com os balões convencionais, uma vez que permite que o volume seja ajustado de acordo com a necessidade de cada paciente. Disponível no Hospital Alemão Oswaldo Cruz desde a aprovação, o novo dispositivo é uma alternativa prática e viável para pacientes sobrepeso ou obesos que não querem recorrer à cirurgia bariátrica.
Segundo Dr. Paulo Sakai, médico responsável pelo Centro de Endoscopia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o uso de um balão intragástrico com durabilidade de um ano garante a maior perda de peso e prolonga os resultados obtidos durante o processo, já que permite que o paciente tenha tempo hábil para fazer uma reeducação alimentar e incorporar novos hábitos à sua rotina.
Atualmente, com os balões convencionais, com duração de seis meses, a maior perda de peso ocorre nos primeiros três meses de tratamento. A partir de então, o estômago vai se adaptando e com a recuperação da sensação de apetite, ocorrendo menor perda ou estabilização do peso. Com o novo balão, a perda de peso é mais uniforme ao longo do tratamento, uma vez que a sensação de saciedade pode ser recuperada graças ao ajuste e com o aumento do volume e tamanho do balão.
Segundo o Dr. Bruno Martins, endoscopista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, os benefícios do uso desse novo dispositivo é muito maior e permite o controle de outras doenças relacionadas à obesidade, como as síndromes metabólicas. “Estudos recentes comprovaram que o uso do balão intragástrico promove não só a perda de peso, como também reduz em até 44,8% os casos de hipertensão arterial e em até 32,8% os casos de diabetes. Esse quadro de melhora é constatado mesmo em longo período de 3 a 6 anos nos pacientes que recusam ou tem contraindicação á cirurgia bariátrica, através da estratégia de remoção e reimplante de um segundo ou terceiro balão ao longo deste período.
O balão intragástrico é recomendado para o tratamento da obesidade a pacientes com 40% a mais do seu peso ideal ou que tiveram maus resultados com o tratamento clínico convencional, além de pacientes com obesidade mórbida – que necessitam perder peso antes de se submeterem à cirurgia, devido ao alto risco cirúrgico.
O especialista reforça ainda que, para obter um melhor resultado, é importante que o paciente seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar, capaz de fornecer toda a estrutura para o paciente de forma integrada. “No Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por exemplo, o paciente conta com o apoio de uma equipe completa de profissionais para auxiliar o paciente a aderir ao tratamento e conquistar seu objetivo”, reforça Dr. Bruno.
Sobre o Balão Intragástrico
O balão gástrico é um recurso clínico de tratamento da obesidade que consiste na colocação de um balão de silicone no estômago, por meio de endoscopia, que preenche aproximadamente 50% da cavidade gástrica, promovendo assim a diminuição do apetite e aumento da saciedade.
Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco em Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Doenças Digestivas. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, sendo 22 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Comission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.
Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz – 15.04.2015