Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

HCor capacitará inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA)

O HCor (Hospital do Coração) receberá nesta quinta-feira (01/06), das 08h às 18h, 22 inspetores de 16 diferentes países da América Latina, indicados pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) para uma capacitação sobre controle regulatório em práticas de radiocirurgia. O programa do curso, que contempla a atividade prática, caracteriza-se por uma inspeção regulatória em um serviço de radiocirurgia. O Gamma Knife do HCor, equipamento de última geração utilizado com pioneirismo pelo HCor no tratamento de algumas patologias, foi escolhido para realização da capacitação destes inspetores.

Na ocasião, os inspetores realizarão a inspeção no Serviço de Radiocirurgia do HCor – Gamma Knife, supervisionados pela equipe de Física Médica do hospital, juntamente com o CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear. Órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que estabelece normas e regulamentos em radioproteção e é responsável por regular, licenciar e fiscalizar serviços que fazem uso de radiação ionizante para fins terapêuticos.

De acordo com o gerente do HCor Onco, Leonardo Morelli, este treinamento será muito importante para o desenvolvimento de uma prática comum, entre os inspetores de diferentes países da América Latina, que contemple todos os requisitos fundamentais para realização do procedimento de radiocirurgia, seja em aceleradores lineares (radioterapia) ou Gamma Knife. Essa prática visa proporcionar qualidade e segurança no tratamento radiocirúrgico de pacientes. 

“Vale lembrar, que todas as equipes médicas e multiprofissionais do HCor envolvidas em procedimento radiocirúrgico com Gamma Knife possuem expertise para utilização desta tecnologia com qualidade e segurança. 100% dos profissionais foram treinados em centros de referência mundiais, como Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos, e Instituto Karolinska, na Suécia”, explica Morelli.

Fonte: HCor (Hospital do Coração)

Compartilhe

Você também pode gostar: