Infarto agudo do miocárdio, Insuficiência mitral funcional e estudos conduzidos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa HCor, em parceria com o Ministério da Saúde foram destaques para mais de 700 pessoas durante o simpósio HCor
O HCor – Hospital do Coração participou do 36º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), com um público de aproximadamente 700 pessoas, no qual interagiram com os palestrantes, por meio de votação simultânea de questões sobre casos reais, no último dia 5 de junho, durante o X Simpósio do Hospital do Coração.
Com o tema “Fronteiras do Tratamento da Doença Cardiovascular”, especialistas do hospital apresentaram as novidades no tratamento do infarto agudo do miocárdio, os trabalhos mais recentes na área e dois estudos conduzidos pelo IEP HCor – Instituto de Ensino e Pesquisa HCor como o SECURE e TREAT, além da apresentação do dispositivo percutâneo para insuficiência mitral funcional – o Mitraclip – implantado em dois pacientes no HCor.
O cardiologista e responsável pelo IEP do HCor, Dr. Otávio Berwanger apresentou o estudo SECURE, que envolve aproximadamente 50 hospitais do Brasil. “Com o objetivo de testar o efeito das estatinas em alta dose, para prevenir complicações em pacientes que precisam fazer angioplastia e colocar stent. O SECURE é o maior estudo da área no mundo e já possui 2000 doentes incluídos. Este estudo é feito em parceria com o Ministério da Saúde”, esclareceu Dr. Berwanger.
O IEP HCor também apresentou o estudo TREAT, no qual incluirá o primeiro paciente em agosto deste ano, com a finalidade de testar uma medicação nova chamada de ticagrelor, para o tratamento de pacientes com infarto, que são tratados com trombolítico (remédio para abrir o vaso entupido em um infarto). “Este estudo é muito importante, pois o Brasil, por meio do IEP HCor coordenará outros nove países como Austrália, Argentina, Canadá, Rússia, Ucrânia, Colômbia, México, China e Peru, e será o primeiro grande estudo internacional, com 3800 pacientes, coordenado e chefiado pelo Brasil”, explicou Dr. Berwanger.
O responsável pelo Programa Clínico de Tratamento do Infarto do Miocárdio do HCor, Dr. Leopoldo Piegas apresentou as novidades no tratamento do IAM – Infarto Agudo do Miocárdio. “Discutimos as intervenções com implante de stents e com uso de fibrinolíticos (medicamentos que dissolvem o coágulo responsável pela oclusão coronária) em hospitais que não dispõem de salas de hemodinâmica para implante de stents coronários”, esclareceu Dr. Piegas.
Já na segunda parte do Simpósio HCor, foi discutido um caso clínico de sucesso com o implante de MitraClip – dispositivo percutâneo para pacientes com insuficiência mitral funcioonal. Este dispositivo foi aprovado pela ANVISA no começo deste ano. “No Brasil apenas cinco pacientes receberam este dispositivo, sendo dois no HCor. É um procedimento alternativo, menos invasivo para portadores de insuficiência da válvula mitral”, ponderou o Dr. Alexandre Abizaid, do Serviço de Hemodinâmica do HCor.
Pioneirismo, tecnologia e conhecimento:
O HCor é reconhecido pelo pioneirismo e pelo uso de tecnologia de ponta. O simpósio é parte dos esforços do hospital para difundir conhecimento e contribuir com a educação continuada de médicos. As discussões de casos e apresentações darão oportunidade para profissionais se atualizarem e conhecerem o que há de mais avançado no tratamento cardiovascular, contribuindo para a evolução da medicina no país e o consequente o avanço na construção de conhecimento.
Durante o congresso da SOCESP, o HCor também lançou o livro “Emergências Neurológicas: um guia prático – Série do Hospital do Coração”, no estande da editora Atheneu, pelos editores: Maria Júlia Carrion e Evandro Félix, bem como os editores da série do HCor: Hélio Penna, Carlos Alberto Buchpiguel, Edson Romano, Luiz Carlos Valente e Otávio Berwanger.
Fonte: HCor – 17.06.2015