Gestão de fornecedores é tema de Café da Manhã com Bionexo

Como garantir a qualidade dos medicamentos desde que saem da linha de produção até serem administrados aos pacientes em hospitais? Discutir formas de manter a integridade e o compliance dos produtos e processos entre todos os atores relacionados na cadeia de distribuição e administração foi o objetivo do Café da Manhã Anahp, realizado em parceria com a Bionexo na última quinta-feira (3).

Para os debatedores, o processo de qualidade passa não só por aprimorar processos e a transparência, mas também os distribuidores e fornecedores hospitalares. Afinal, nenhuma indústria é capaz de atingir todo o (imenso) território brasileiro. O grau de rigor para seleção dos distribuidores deve ser levado à sério.

Paula Resende Fatini, Gerente de Produtos Hospitalares da Eurofarma, disse que “cabe aos fornecedores que atendem hospitais ajudarem os envolvidos a elevarem o nível do serviço”.

Fernando de Souza Pinto, Coordenador de Vendas da ABL, que pertence ao grupo italiano ASC, grande produtor de matéria prima para medicamentos, diz que a preocupação repousa sobre toda a cadeia. A preocupação com a qualidade do produto, diz, deve começar na síntese, onde a matéria prima é formulada para depois ser envasado. No caso dos antibióticos, medicamento no qual a ABL é especialista, essa segurança é ainda mais importante em um momento em que a resistência bacteriana cresce nos hospitais de todo o mundo.

Instituições
Alessandra Caires Braga, Especialista em Suprimentos do Hospital Sírio-Libanês, ressaltou o papel da gestão de fornecedores da instituição, cuja função é medir os “sinais vitais” dos parceiros, conhecendo-os a fundo como forma de trabalhar a segurança do paciente. São dois requisitos para ter homologação: aprovação pelo Grupo de Avaliação de Fornecedores (Gafo, formado por 30 hospitais e outras entidades, como a Anahp) e por documentos (Bionexo).

Júlia Marques, Gestora de Aquisição da Casa de Saúde São Lucas de Natal (RN), diz que a gestão de fornecedores foi fundamental para a instituição, que fica longe dos grandes centros de distribuição. O hospital utiliza o sistema da Bionexo para qualificar as empresas para superar dificuldades.

Compartilhe

Você também pode gostar: