Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Em São Paulo, congresso explorará os avanços e perspectivas em neuro-oncologia

“Esquadrão de Fuzilamento” e novidades em tratamentos são os destaques da edição

Tumores cerebrais chamam a atenção quanto a agressividade e escassez de tratamentos eficazes. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que, até o fim do ano de 2015, sejam diagnosticados mais de 9.000 novos casos da doença no Brasil. Este tema será o foco do IV Congresso Internacional de Neuro-Oncologia, a ser realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2015, por iniciativa do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, no Renaissance Hotel, em São Paulo.

Entre os destaques da programação do evento estão: discussão dos fatores de risco que levam ao desenvolvimento dos tumores cerebrais; recentes avanços nos tratamentos e terapias; o papel da biologia molecular para melhor caracterização dos tumores, e outros desdobramentos. “Esta edição do congresso traz um compilado atualizado do cenário da neuro-oncologia. Além de contar com a presença de palestrantes internacionais consagrados na especialidade, há novidades quanto ao formato do debate”, destaca o Dr. Marcos André Costa, oncologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo e integrante da comissão científica do congresso. Apelidada de Esquadrão de Fuzilamento, a sessão de perguntas e respostas entre os profissionais e a plateia promete confrontos intensos e dinâmicos. 

E por fim, uma das novidades abordadas no evento será a imunoterapia – tratamento que recebeu o título de Avanço do Ano pela revista Science e, atualmente, também começa a ganhar destaque no combate de tumores cerebrais. “A imunoterapia tem como objetivo fazer com que o sistema imune do próprio paciente detecte o tumor como uma ameaça e trabalhe para sua eliminação. Estudos atuais têm demonstrado otimismo em relação ao método na área da neuro-oncologia”, conclui Marcos André.

Serviço

VI Congresso Internacional de Neuro-Oncologia
Data: 8 e 9 de maio
Local: Renaissance São Paulo Hotel – São Paulo, SP
Endereço: Alameda Santos, nº 2233 – Bela Vista, São Paulo, SP
Contato: (11) 3069-2233

Informações e inscrições: http://www.congressoneurooncologia.com.br

Sobre o evento

O VI Congresso Internacional de Neuro-Oncologia é coordenado pelos doutores Fernando Cotait Maluf, José Marcus Rotta e Marcos Vinicius Calfat Maldaun, em parceria com o Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, e com apoio da Society for Neuro-Oncology Latin America (SNOLA). O encontro tem o objetivo de apresentar e debater o cenário atual da neuro-oncologia, tratamentos, medicamentos e prática médica.

Sobre Beneficência Portuguesa de São Paulo

Fundada em 1859, a Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.beneficencia.org.br) é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, contando com aproximadamente 7.500 colaboradores e 3.000 médicos, e com uma gestão baseada na qualidade assistencial, humanização, ensino e pesquisa, além de um corpo clínico formado por renomados especialistas. A instituição é referência no atendimento médico hospitalar em mais de 60 especialidades, como cardiologia, oncologia, neurologia, gastroenterologia, ortopedia, urologia, entre outras. Atualmente, a Beneficência Portuguesa conta com três hospitais que somam mais de 1.200 leitos de internação. O Hospital São Joaquim, primeiro pilar da Instituição, realiza atendimento ao Pronto Socorro, UTIs, Internações e Cirurgias. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, que se destaca pelo atendimento oncológico com padrões internacionais, entre outras especialidades. Em 2012, o Hospital Santo Antônio foi criado com o objetivo de oferecer atendimento a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde, reforçando a responsabilidade social e carácter beneficente da Associação. Já em 2013, a Instituição criou o Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes para ser um dos maiores e mais completos núcleos de tratamento de câncer no país.

Fonte: Beneficência Portuguesa de São Paulo – 08.05.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: