Eficiência operacional é tema de Café da Manhã

Geração de capacidade adicional otimizando a operação da instituição, alocação do paciente no leito e no momento correto, aumento do índice de altas no prazo planejado, aumento do volume de procedimentos no centro cirúrgico, foram alguns dos assuntos abordados durante o Café da Manhã realizado na Anahp no dia 4 de dezembro, promovido pela empresa parceira GE Healthcare.

Sob o tema “Geração de valor para a cadeia de saúde por meio da eficiência operacional”, o diretor de Consultoria Analítica da GE Healthcare América Latina Luis Paulo Souza, começou apontando as principais situações que podem ocasionar em problemas na operação com modelos analíticos, como a quantidade de pacientes x tempo de estadia, volume de exames de imagem, fluxo de entrada e saída dos pacientes, censo de pacientes por especialidade nos andares e utilização das salas cirúrgicas.

Souza comentou que um plano de ação para melhorar desempenho da operação pode ser implementado com metodologias como Lean, Six Sigma e Design Thinking, por meio de atividades como: criação de um dashboard; comitê de crise diário; alteração de turno da equipe de transporte; revisão do fluxo do paciente; e regras de utilização do hospital para médicos.

O diretor citou como exemplo um projeto implantado no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, que teve como desafio otimizar o crescimento do Centro Cirúrgico e minimizar cancelamentos, atrasos e postergações de cirurgias. Durante seis meses, a instituição fez a revisão de tempos de agendamento e governança do centro cirúrgico, fez ajustes táticos e operacionais em diversas áreas, e fez melhorias de sistema. Como resultado, houve 9% no aumento de cirurgias de alta complexidade, além da redução de cancelamentos de cirurgias em 20%, e atrasos de primeiro horário com redução de 5%.

Compartilhe

Você também pode gostar: