Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Cuidados paliativos crescem na Medicina

Definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o atendimento focado no sofrimento de pacientes que enfrentam doenças graves, o Cuidado Paliativo tem se tornado uma das áreas mais promissoras da medicina, com crescimento expressivo no Brasil e no mundo. Dentre os seus fundamentos estão a comunicação e o cuidado, com atitudes baseadas no respeito à vida humana e na solidariedade, de forma a favorecer a autonomia do paciente.

Dada a complexidade dessa atividade, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) oferece programas de especialização e aperfeiçoamento na área de Cuidados Paliativos, ajudando na formação de profissionais da saúde para cuidar do sofrimento de forma profissional e humanizada.  

Aprender a enxergar e a cuidar do sofrimento do paciente e não só de sua doença é o principal objetivo do programa. O Prof. Dr. Daniel Neves Forte, um dos coordenadores, explica que, para isso, é necessário aprender a controlar sintomas como dor, náuseas ou insônia, e a lidar com o medo ou a esperança do paciente e de seus familiares, se comunicando de forma empática. “São competências essenciais que, em geral, não são ensinadas ou estudadas na formação médica habitual.”

Os cuidados paliativos, conforme lembra o Prof. Dr. Daniel Neves Forte, constituem uma área multidisciplinar, na qual cada profissional precisa ter uma visão estratégica, integrada, multidimensional e humana do paciente. Além de conhecer e aplicar diferentes abordagens e formas de tratar e cuidar dos sintomas de sofrimento físico, psíquico, social e espiritual, é necessário ter habilidade para trabalhar em equipe e utilizar estratégias de comunicação para fazer um atendimento à família e intermediar conflitos.

Assim, a pós-graduação em Cuidados Paliativos dá ênfase ao aprofundamento do conhecimento teórico-científico e ao desenvolvimento de competências e habilidades práticas, integrando a atividade ao cuidado que busca a cura ou o controle das doenças. Para tanto, segundo o Dr. Daniel Neves Forte, todos os módulos têm oficinas de treinamento em comunicação e discussões e treinamento sobre metodologia científica para capacitar os alunos a lerem artigos científicos de forma crítica.

O curso é destinados a médicos e profissionais de saúde. Tem a coordenação geral do Prof. Dr. Daniel Neves Forte e da Enfermeira Valéria Delponte, além da comissão científica composta pelos médicos Luis Alberto Saporetti, Tânia Vaz Guimarães, Cesar Biselli Ferreira e as psicólogas Mia Olsen de Almeida e Daniela Achette.

Para a turma de 2017 serão oferecidas duas bolsas do Sistema Único de Saúde (SUS), uma para um médico e outra para um não médico. Ambos precisam atuar na mesma instituição do SUS e terem o propósito de implantar equipes de cuidados paliativos.

Serviço
Evento: Pós-graduação em Cuidados Paliativos
Inscrições: Até 16/01/2017
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP
Informações: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/home

Fonte: Hospital Sírio-Libanês

Compartilhe

Você também pode gostar: