Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Melhores práticas Covid-19: Atenção à gestante – Hospital e Maternidade Santa Joana

Todas as medidas adotadas pelos hospitais para enfrentamento do Covid-19 estão sujeitas a mudanças diárias, devido ao dinamismo do momento.

Confira iniciativas de outros hospitais associados à Anahp para o enfrentamento do Covid-19

 

Com o objetivo de elaborar um plano de contingência e prever situações que poderão impactar o serviço assistencial do Hospital e Maternidade Santa Joana, foi estruturado um comitê especial, que reúne representantes de todas as áreas do hospital, como alta direção, equipe do SCIH, corpo clínico, farmácia, suprimentos, saúde corporativa e recursos humanos. A partir desse comitê, estão sendo estabelecidas algumas medidas a serem tomadas para proteção, prevenção e tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Confira algumas medidas adotadas:

Fluxo de atendimento

– Gestante com sintomas respiratórios passam pela triagem, recebem máscara cirúrgica e são encaminhadas para atendimento em ambiente separado.

– Acompanhantes também recebem máscara e são orientados a não circular pela maternidade. E o número de acompanhantes foi restrito.

– Atualmente, todas as gestantes/puérperas que procuram o pronto-atendimento com quadro respiratório estão sendo triadas para coronavírus e influenza, visto que essa informação é importante posteriormente para o manejo neonatal.

– O foco é descartar a infecção por influenza e o médico deve avaliar a necessidade de coleta de exame para Covid-19.

Orientação para pacientes

– A recomendação da maternidade é para que gestantes assintomáticas não procurem o pronto-atendimento para pesquisa de qualquer vírus respiratório.

– A orientação é que pacientes com infecção leve por Covid-19 sejam mantidas em isolamento domiciliar, mas para que fiquem atentas a qualquer sinal de evolução da doença, como persistência da febre e dificuldade para respirar.

– A maternidade elaborou uma carta de orientações quanto às medidas que devem ser tomadas pela gestante durante período de isolamento e indicando quais são os sinais clínicos da evolução da doença.

– A orientação é que o obstetra responsável pela paciente mantenha contato periódico para acompanhamento da evolução do quadro.

Orientações para visitantes

– A maternidade tomou medidas restritivas limitando o número de visitantes, principalmente nas unidades de terapia intensiva, tanto adulto quanto neonatal.

– Um dos maiores desafios enfrentados pelo hospital neste momento é no trabalho de conscientização de visitantes e pais quanto à circulação nesses espaços.

Estrutura

– Foram separados leitos específicos para a internação de pacientes infectados pelo coronavírus, o que facilitou o treinamento da equipe limitou o número de profissionais expostos.

– Exames como cardiotoco, por exemplo, deverão ser realizados dentro dos quartos evitando, assim, a circulação das gestantes no ambiente hospitalar.

Existe risco para o bebê?

– Até o momento não existe evidência da transmissão intra-útero do Covid-19.

– Por falta de expertise em casos de coronavírus, a indicação é que todos os recém-nascidos de mães infectadas pelo Covid-19 sejam cuidadosamente avaliados, incluindo a pesquisa para o vírus, independente dos sintomas.

– Caso o recém-nascido apresente sintomas, deve receber suporte clínico na UTI neonatal.

– Por segurança, caso a mãe esteja infectada e na fase aguda de transmissão, é indicada a separação do binômio.

– A mãe poderá ordenhar o leite para que seja oferecido ao bebê. O vírus não foi identificado no leite materno, mas existe a chance de infecção pelo contato íntimo e prolongado que acontece durante o aleitamento.

– Mães que não estão em fase aguda poderão permanecer em alojamento conjunto com o bebê, desde que tome as precauções recomendadas, como uso de máscara e rigorosa higiene das mãos.

– É altamente recomendada a restrição de visitas ao bebê neste momento. Seja na maternidade ou em casa, principalmente por pessoas doentes.

– Recomenda-se não levar o bebê para passeios em locais fechados e com aglomeração de pessoas, como shoppings centers.

Compartilhe

Você também pode gostar: