Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

CHN conquista certificação internacional inédita no Rio de Janeiro para oferecer tratamento com terapias celulares 

Pacientes com doenças hematológicas estão entre os mais beneficiado

Considerado uma referência em alta complexidade, o Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), que faz parte da Dasa, acaba de receber a certificação internacional concedida pela Foundation for the Accreditation of Cellular Therapy (FACT), tornando-se, assim, o primeiro hospital do estado do Rio de Janeiro e o segundo no Brasil a ser acreditado por essa instituição. Tal avaliação reforça a competência do hospital no tratamento de doenças hematológicas por aplicação de terapias celulares, como transplante de medula óssea e CAR-T Cell.

A premiação certifica a excelência do CHN em realizar terapias celulares hematopoiéticas, que utilizam células precursoras do sangue, tanto em adultos quanto em crianças. Este reconhecimento abrange a habilidade do centro em administrar essas terapias tanto com células provenientes da medula óssea como do sangue periférico, seja do próprio paciente seja de doadores compatíveis. Além disso, o centro recebeu reconhecimento para a coleta e processamento dos produtos necessários para essas terapias. “Estamos satisfeitos que o CHN tenha atendido aos requisitos da Fundação e recebido o credenciamento para a coleta, manipulação e aplicação de terapias celulares hematopoiéticas”, disse a Dra. Phyllis Warkentin, Diretora Médica da FACT. 

A certificação é um reconhecimento de que o hospital oferece mais segurança tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde, por proporcionar um ambiente com menor risco de infecção hospitalar, menos acidentes, transplantes de medula óssea mais seguros e equipes totalmente alinhadas com os valores da instituição. 

“Essa conquista significa avanço tecnológico para tratamentos inovadores que proporcionam maior eficácia aos pacientes e melhores resultados para os profissionais de saúde, por conta do aprimoramento contínuo na qualidade. Alavancar, mais uma vez, as exigências dos padrões internacionais refletem a nossa preocupação com a excelência e a segurança assistencial, assim como reafirma o compromisso pertinente com a qualidade”, Márcia Rejane Valentim, diretora assistencial do CHN.

Ter um centro de referência e uma equipe multidisciplinar é de suma importância para disponibilzar todo o suporte e a assertividade que somente especialistas conseguem oferecer aos pacientes durante toda a linha de cuidado, da internação até o acompanhamento pós-alta, garantindo uma melhor qualidade de vida após o transplante. Segundo o dr. Jacques Kaufman, coordenador da Hematologia do CHN, “o paciente deve ser trabalhado como um todo. Não deve somente receber o tratamento quimioterápico ou o transplante, por exemplo, mas também ter suporte psicológico e autocuidado para ter total independência para voltar para casa e rotina em segurança”, complementa. 

Fonte: Complexo Hospitalar de Niterói

Compartilhe

Você também pode gostar: