Apresentar iniciativas e soluções paperless para a área da saúde foi a proposta da Soluti, empresa parceira da Anahp, para o Café da Manhã realizado dia 11 de outubro, na sede da associação.
Para o gerente de negócios corporativos da empresa, Renato Morais, adotar esta nova cultura de redução no uso de papel facilita o acesso e compartilhamento de informações, otimiza processos, reduz custos, aumenta a produtividade, além de preservar o meio ambiente. “A importância disto na área da saúde não é apenas reduzir o consumo de papel, mas tornar os processos mais eficientes”, ele afirma.
Morais aponta alguns dos processos da área que já contam com opções digitais, como prontuários eletrônicos, receituários, laudos laboratoriais, exames de imagens e atestados médicos.
“No caso dos prontuários médicos, há uma interoperabilidade. A solução digital facilita o compartilhamento das informações, além de promover mais agilidade e otimização nos processos”, ressalta o especialista.
Outras soluções de saúde paperless são o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), ERP (Sistemas de Gestão Empresarial) para processos administrativos, além de plataformas de assinaturas eletrônicas e certificação digital – fundamentais para que haja uma base legal e segurança jurídica, segundo Morais.