Café da Manhã aborda engajamento do corpo clínico para governança

Promover o melhor desempenho dentro de um hospital a partir de uma governança clínica foi o tema trazido pela 2iM, empresa parceira da Anahp e participante do Café da Manhã da associação, realizado nesta terça-feira (18).

Apresentando um case para o tema, Fernando Barreto, Vice-diretor Clínico do Hospital e Maternidade São Cristóvão, contou sobre a história da instituição centenária e quais os resultados obtidos com a incorporação de um modelo de gestão do corpo clínico, através de um planejamento estratégico institucional.

Barreto lembra como era a contratação e a governança antes da implantação de estratégias e ferramentas, mencionando como exemplo: contratos fechados na palavra, emissão de RPA (recibo de pagamento autônomo), horários de visita a critério médico, ausência de metas, prontuários manuais e impressos, falta de monitoramento de indicadores, entre outros.

Desde 2007, estes e outros pontos passaram por mudanças com a implantação da GPS.2iM, uma plataforma para monitoramento, análise e avaliação da qualidade na prestação de serviços. De lá para cá, conta o executivo, novas estratégias e ações foram estabelecidas, como um prontuário informatizado, protocolos gerenciais, gestão de risco, monitorização por indicadores, acreditações em busca da melhoria contínua dos processos, além de promover a humanização e melhorar a experiência dos pacientes.

Para que as mudanças fossem efetivas, o envolvimento e a parceria dos CEOs da instituição foram fundamentais: “Não adianta querer fazer o engajamento do corpo clínico sem o auxílio da alta gestão.” De acordo com Barreto, entre os resultados de destaque desta governança, estão a maior qualificação e engajamento da equipe médica, o aumento da capacidade hospitalar e a racionalização dos custos assistenciais.

Compartilhe

Você também pode gostar: