Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Banco de Leite Humano é um aliado importante no estímulo ao aleitamento materno exclusivo

Os benefícios do aleitamento materno são amplamente conhecidos, vão desde estimular o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê até o fortalecimento do sistema imunológico da criança. Apesar de natural, para muitas mamães, amamentar é um desafio. Com objetivo de dar suporte emocional e orientações técnicas às mães sobre aleitamento, assim como realizar as atividades de ordenha, pasteurização, armazenamento, fracionamento e distribuição, o Real Hospital Português inaugurou o Banco de Leite Humano (BLH), um dos primeiros da rede privada em Pernambuco.

Cadastrado na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, o principal objetivo do novo serviço é fornecer leite materno ordenhado aos bebês críticos internados na UTI Neonatal. A coordenadora médica do BLH do Real Hospital Português, a neonatologista Elayne Urquiza, explica que a maioria dos bebês da UTI Neo não podem ser amamentados, na primeira semana de vida, devido ao desconforto respiratório. “Quando superada a fase inicial, começamos a transição para o peito. Por isso, a importância da mãe manter o fluxo de leite, ordenhado a cada três horas, com apoio do nosso Banco”, orienta.

O espaço é acolhedor e proporciona a troca de experiências entre mães que enfrentam dificuldades semelhantes. “Elas recebem apoio emocional e renovam as energias. Mais seguras, percebemos também a melhora no fluxo de leite”, revela Urquiza. 

O BLH também oferece apoio no desmame e guarda de leite para os recém-nascidos internados em outras áreas do Hospital. “Quando a mãe não se pode dirigir ao Banco, levamos as máquinas de ordenha para o quarto da paciente e orientamos sobre todo o processo”, informa a médica. As colaboradoras do Real Hospital Português foram beneficiadas pela iniciativa, uma vez que a possibilidade de retirar o leite e armazená-lo na própria Instituição permite manter o aleitamento materno por mais tempo. A Organização Mundial de Saúde preconiza o aleitamento exclusivo até seis meses de vida e depois, associado à alimentação, até dois anos.

O BLH do Hospital Português, inaugurado em dezembro, iniciou o processo de pasteurização do leite materno no último mês de janeiro, com o objetivo de receber doações de mães com grande fluxo de leite. Após passar pelo procedimento, o leite fica livre de contaminações, podendo ser ofertado para qualquer bebê internado na Instituição. O Banco de Leite funciona no primeiro andar da Real Mater, em regime de 24 horas, e possui uma equipe formada por uma médica, duas enfermeiras, seis técnicas de enfermagem e uma nutricionista.

Fonte: Real Hospital Português

Compartilhe

Você também pode gostar: