Ações sociais mostram que saúde vai além das questões médicas

Instituições atuam para oferecer segurança habitacional, higiene, apoio psicológico e outros direitos fundamentais para garantir uma vida saudável e com bem-estar à população

Na última quinta-feira (22), o Anahp Ao Vivo – Jornadas Digitais de fevereiro, que está abordando ESG, trouxe cases de sucesso para mostrar “Como o setor saúde tem colocado em prática iniciativas sociais”. Especialistas da AACD, do Hospital Nipo-Brasileiro (HNIPO) e da TETO Brasil apresentaram projetos bem-sucedidos e inspiradores para os participantes do evento.

Stella Araújo, gerente nacional de Captação de Recursos da TETO Brasil, ONG que atua para proporcionar melhores condições de moradia para famílias em situação de vulnerabilidade, informou que existe um déficit habitacional estimado em 30 milhões de casas no Brasil. “Como as pessoas podem ser saudáveis morando em locais insalubres? E quando pensamos em saúde, pensamos nas moradias?”, provocou.

Araújo mostrou como a TETO mobilizou 100 mil voluntários para oferecer soluções habitacionais a 4,8 mil famílias em mais de 250 comunidades de sete estados e do Distrito Federal. E justificou o movimento com dados da OMS que apontam que mais de 50% da saúde humana é determinada por outras questões além das médicas. “Onde moramos é um fator muito relevante nessa equação. O direito a uma moradia digna e segura é base para todos os outros direitos”, afirmou.

Alexandra Reis Marenda, gerente de Apoio da AACD, contou sobre a Operação Baixas Temperaturas, em que a organização ofereceu suporte decisivo para a prefeitura de São Paulo manter a população em situação de rua aquecida durante a pandemia. “Temos a humanização em nosso DNA e estamos sempre dispostos a englobar outras questões tão importantes quanto a causa de pessoas com deficiência física”, explicou.

Nesta parceria, a AACD reservou um período exclusivo para que sua lavandeira e profissionais trabalhassem na higienização de cobertores na fase de alta contaminação da Covid-19. Com a otimização da operação instalada, foi possível lavar mais de quatro mil peças, contribuir com a segurança dos usuários e colaborar com a preservação do meio ambiente, evitando o descarte de um enorme volume de material. A iniciativa foi premiada na Conferência Internacional do Planetree. “Nossa cultura é voltada para a sociedade, além dos nossos portões”, reforçou Marenda.

Mirian Kiyomi Saito Igai, chefe do Serviço Social do Hospital Nipo-Brasileiro (HNIPO), apresentou a Unidade Comunitária HNIPO, que atende moradores em situação de vulnerabilidade social do Parque Novo Mundo, bairro da capital paulista. “Proporcionamos assistência médica e odontológica, além de atividades socioeducativas, como o nosso Grupo de Potencialidades, que serve para criar autonomia para as famílias desenvolvendo habilidades e dando orientação profissional”, relatou.

Igai resume que a unidade oferece principalmente acolhimento para uma comunidade que está cada vez mais próxima da organização. “Nós conhecemos as pessoas, acompanhamos suas evoluções e conquistas. Muitas delas voltam depois para dar depoimentos a outros moradores que estão precisando de apoio. É um projeto que gerou sentimentos e é feito com muito amor”, destacou.

Munique Correia, gerente de Compliance da Anahp, observou que as instituições de saúde já são bastante atuantes na área social. “Temos que nos organizar para mostrar [estas ações] de uma maneira mais sistematizada”, sugeriu. E finalizou: “Para isso, vamos continuar olhando os valores das instituições e propondo ações alinhadas com eles”.

Assista ao debate na íntegra:

Anahp Ao Vivo – Jornadas Digitais

O debate “Como o setor saúde tem colocado em prática iniciativas sociais: cases de sucesso” teve a participação de Alexandra Reis Marenda, gerente de Apoio da AACD, Mirian Kiyomi Saito Igai, chefe do Serviço Social do Hospital Nipo-Brasileiro, e Stella Araújo, gerente nacional de Captação de Recursos da TETO Brasil. A moderação foi feita por Munique Correia, gerente de Compliance da Anahp. 

Compartilhe

Você também pode gostar: