Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança campanha nacional para apoiar pacientes com câncer
Campanha Você tem um minuto para fazer alguém feliz? tem como objetivo alertar a população sobre a importância de obter um diagnóstico precoce da doença, que deve registrar cerca de 576 mil novos casos no país neste ano
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, lança nesta quarta-feira, Dia Mundial de Combate ao Câncer (8/4), a campanha nacional “Você tem um minuto para fazer alguém feliz?”. A iniciativa tem como objetivo apoiar pacientes que enfrentam a doença, além de alertar a sociedade sobre a sua prevenção. A iniciativa conta com o apoio da blogueira e diretora da Fundação Amor Horizontal Carol Celico e da jornalista e CEO do grupo Glamurama Joyce Pascowitch, que gravaram voluntariamente uma mensagem positiva para os pacientes do hospital.
As pessoas que quiserem apoiar esta causa também podem enviar o seu recado, vídeo ou foto por meio do e-mail [email protected] e pelo Whatsapp 11 96189-0818. Outra opção é postar a mensagem na sua própria rede social com a #euamoavida. Todos os depoimentos farão parte de um mural de solidariedade do hotsite da campanha www.euamoavida.com.br e também serão compartilhados com pacientes do hospital.
No hotsite da campanha, os internautas também podem encontrar informações sobre os principais tipos de câncer, as inovações tecnológicas disponíveis no mercado para o tratamento e, principalmente, a importância de obter um diagnóstico precoce e que medidas podem contribuir para prevenir a doença.
Para o oncologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Jacques Tabacof, a prevenção ainda é melhor caminho para evitar a doença, por isso, a relevância de dar luz a esta causa. Estima-se que, em 2015 serão, diagnosticados aproximadamente 576 mil novos casos de câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Os tipos mais incidentes serão os cânceres de pele não melanoma, próstata, pulmão e estômago para o sexo masculino; e os cânceres de pele não melanoma, mama, colo retal, colo do útero, e de pulmão para o sexo feminino.
“Há dois tipos de prevenção: prevenção primária e secundária. A primeira consiste na mudança dos hábitos pessoais de um indivíduo com o objetivo de reduzir a influência dos fatores ambientais causadores de uma determinada doença. A segunda, diferentemente, foca no seu diagnóstico precoce, partindo da premissa de que, quanto antes for feito o diagnóstico do câncer, maiores são as chances de cura do paciente”, diz.
Alta tecnologia a serviço da vida
Como parte do tratamento oncológico e humanizado, além da campanha de apoio aos pacientes com câncer, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz acaba de implantar a radioterapia intraoperatória como opção para tratar pacientes com câncer de mama em fase inicial. Esse novo conceito de tratamento aumenta a eficácia da terapia em uma única sessão, reduzindo o número de exposições. “Isso também tem um impacto econômico, uma vez que os altos custos do tratamento podem ser evitados quando há um programa de prevenção eficiente e de baixo custo”, afirma Dr. Jacques.
Este procedimento é uma oportunidade de tratamento radioterápico eficiente e no momento da cirurgia, sem grandes alterações no processo cirúrgico tradicional, diminuindo o tempo de tratamento radioterápico das mulheres e ainda contribuindo para o atendimento dos pacientes que aguardam nas listas de espera para tratamento.
O novo método ajuda a evitar exposição desnecessária à radiação e limita o tratamento ao local exato onde o tumor primário estava presente. Desta forma, é possível conquistar com apenas uma sessão de radioterapia intraoperatória o resultado de aproximadamente 28 sessões de radioterapias convencionais. Com duração de cerca de 30 minutos, a radioterapia intraoperatória também pode ser prescrita como dose de reforço durante a cirurgia de remoção do tumor, antes do início da radioterapia externa, otimizando o resultado e diminuindo a necessidade de sessões. Além de poupar visitas ao hospital, a dose única evitaria um dano potencial a órgãos como coração, pulmão e esôfago – um risco que o paciente corre durante a quimioterapia.
Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco em Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Doenças Digestivas. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, sendo 22 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Comission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.
Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz – 08.04.2015