
Em 1934 o município de Concórdia foi fundado. Logo no ano seguinte, no dia 02 de julho de 1935 o farmacêutico-prático Kurt Schulmann começou a prestar assistência à população juntamente com Frutuoso Furtado em um pequeno hotel do município de Concórdia, mas devido à demanda na assistência a saúde o local já não comportava o atendimento aos doentes, no mesmo ano o Hotel foi desativado e ali construído o 1º Hospital de Concórdia, denominado Hospital São Francisco. Em 1936 chegou na cidade o primeiro médico formado a estabelecer-se em Concórdia, Dr. Moisés Kutin. E Em 1937 o HSF passou a ser administrado pelas Irmãs de São José. Em 1980 o hospital passou a ser conduzido por leigos da comunidade local, que fizeram contato com a Sociedade Beneficente São Camilo para estudar a possibilidade da mesma assumir a Administração do Hospital. Na ocasião optou-se por mudar o quadro associativo da instituição e os Religiosos Camilianos passaram a integrar o novo quadro, dando início as atividades da Beneficência Camiliana do Sul, entidade camiliana fundada em 30 de junho de 1984, com o 1º presidente da instituição Pe. Dyonízio Luiz Costenaro.
Os Religiosos Camilianos não mediram esforços para ampliar seus serviços e melhorar suas tecnologias.
Em 2018 teve início a execução do Plano Diretor do HSF, uma obra milionária que está transformando o Hospital São Francisco em um dos maiores hospitais do estado, para oferecer a população um atendimento humanizado, seguindo os preceitos de São Camilo de Lellis, novas tecnologias, expansão da área física, novos serviços e crescimento da equipe multi assistencial.
Atualmente o Hospital São Francisco é classificado como um hospital geral, sendo referência em alta complexidade para os serviços de: Alta Complexidade em UTI Adulto – Tipo II; Alta Complexidade em UTI Infantil – Tipo II; Alta Complexidade em UTI Neonatal – Tipo II; Atendimento de Urgência e Emergência – Tipo II; Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia; Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Neurocirurgia; Terapia Renal Substitutiva (Serviço de Hemodiálise); Busca ativa e captação de múltiplos órgãos e tecidos; Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional – Enteral e Parenteral; Programa do Ministério da Saúde – Rede de Atenção às Urgências, atendendo as regiões do Meio Oeste Catarinense; Programa do Ministério da Saúde – Rede Cegonha; Alta Complexidade Cardiologia – habilitação estadual.