Unisinos e Hospital Mãe de Deus oficializam parceria

3 de fevereiro, 2014
 Movimento para criação do curso de Medicina aproxima ainda mais as instituições

A oferta de cursos superiores, o desenvolvimento de pesquisa aplicada e a realização de projetos na área da saúde são apenas algumas das possibilidades do Acordo de Cooperação entre Unisinos e Hospital Mãe de Deus. O termo, que oficializa a atuação conjunta entre as instituições e constitui a Escola de Saúde Unisinos Mãe de Deus, foi assinado nesta quarta-feira (29/01).
A ratificação desta parceria viabiliza a criação de novos laboratórios e a realização de residências médicas e cursos de especialização em Medicina no Mãe de Deus. Do mesmo modo, consolida vários programas de ensino mantidos já há algum tempo pelas duas instituições. A celebração do contrato aconteceu na manhã de hoje, em Caxias do Sul, na sede da Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do Hospital Mãe de Deus.

História de parceria
A relação de confiança entre Unisinos e Mãe de Deus não é de hoje. Graças à excelência acadêmica da universidade e às soluções humanas, científicas e tecnológicas do hospital, diversas experiências positivas se tornaram possíveis, como a promoção conjunta de diversos cursos superiores – entre eles mestrados, especializações e MBAs – e a atuação com foco na responsabilidade social.
O movimento de cooperação entre as organizações tem quase uma década. Desde 2005, a Unisinos e o Sistema de Saúde Mãe de Deus atuam em parceria no preparo e na formação de profissionais para o Mãe de Deus e para o mercado de trabalho. Em 2010, as partes entraram em acordo para fomentar o ensino e a pesquisa, o que deu início à Escola de Saúde Unisinos Mãe de Deus.
Ao final de 2011, o vínculo se fortaleceu por meio de um protocolo de intenções na área do desenvolvimento de pesquisas, firmado entre o SSMD, a Unisinos e a Universidade de Salamanca. A partir de então, ampliaram-se as ações conjuntas entre as instituições, com enfoque em áreas que necessitam de pesquisas epidemiológicas em ambos os países envolvidos, Brasil e Espanha.
Com a assinatura do novo Acordo de Cooperação, Unisinos e Mãe de Deus se comprometem a dar continuidade a esses projetos e a instituir novos, a fim de contribuir com a qualidade de vida dos moradores de São Leopoldo, Vale do Sinos, Porto Alegre e municípios vizinhos, refletindo positivamente em toda a Região Sul.

Em números
O Brasil conta, atualmente, com 1,8 médicos para cada mil habitantes. O número está bem abaixo do ideal, estipulado em 2,7 por indicadores mundiais de saúde, e reduz ainda mais quando o cenário é o município de São Leopoldo – cai para 0,82. É essa realidade que a Unisinos e o Hospital Mãe de Deus pretendem mudar por meio do curso de Medicina, frente prioritária de ação da parceria.
Diretamente, a parceria beneficiará algo em torno de 4.100 alunos da Escola de Saúde Unisinos Mãe de Deus – o que compõe cerca de 14% do total de estudantes da universidade. Além disso, contemplará a atuação conjunta de 4.700 colaboradores de ambas as instituições.
Com área de 70 mil metros quadrados construídos, o Mãe de Deus concentra equipamentos de ponta e equipe médica e assistencial altamente qualificada, composta por mais de 2.000 médicos credenciados. É o único hospital do sul do país com dupla certificação – ONA 3 (Organização Nacional da Acreditação), nível máximo de excelência, e JCI (Joint Commission International), que atesta as instituições de saúde comprometidas com rigorosos padrões internacionais de segurança e assistência ao paciente.
O Sistema de Saúde Mãe de Deus, por sua vez, foi fundado em 1979 e hoje, além do Hospital Mãe de Deus, gerencia hospitais em seis municípios do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Torres, Capão da Canoa, Taquara, Santo Antonio da Patrulha e Canoas.
Já a Unisinos está entre as maiores universidades privadas do Brasil, com cerca de 30 mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presencial e Ensino à Distância (EAD). O corpo docente é formado por profissionais reconhecidos tanto nacional, quanto internacionalmente, e 93% destes possuem mestrado ou doutorado.
Em recente avaliação do MEC, feita no final de 2013, a Graduação da Unisinos obteve a primeira colocação entre as universidades particulares do país, e a instituição manteve a posição de 4ª melhor universidade privada brasileira.

Novos projetos
Entre as principais ações da Escola de Saúde Unisinos Mãe de Deus, encontram-se o Instituto de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis e a Graduação em Medicina. O objetivo do instituto, que já nasce com a parceria da Universidade de Salamanca, será desenvolver tecnologias inovadoras e eficazes, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da população e reduzir os gastos em saúde.
O local pretende ser referência no desenvolvimento e na aplicação de tecnologias, de modo a fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas pautadas pelo compromisso com as demandas da sociedade. O instituto irá prever a aproximação entre pesquisa básica, pesquisa clínica e epidemiológica, além de prestar serviço em análises clínicas, contemplando exames de rotina e de alta complexidade.
Seguindo a mesma linha, a Graduação em Medicina terá como diferencial o foco na formação profissional com perfil humanista. Para a universidade, esse curso, cujo projeto foi aprovado pelo Conselho Universitário em outubro passado, será uma importante iniciativa da Escola de Saúde. 
A graduação também dará ferramentas para a produção de conhecimento na academia, uma vez que a construção do futuro hospital universitário nos arredores da Unisinos, em parceria com o Sistema de Saúde Mãe de Deus, abrigará profissionais, professores e estudantes de todas as áreas de conhecimento da Escola.
Estima-se que as primeiras 60 vagas do curso sejam ofertadas no Vestibular 2015/2, com início das aulas previsto para 2016. Para saber mais sobre o curso de Medicina, acesse o Jornal da Unisinos, em www.juonline.com.br.

Fonte: Hospital Mãe de Deus – 29.01.2014

Posts relacionados

Informações

A Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp é uma entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país

ANAHP – São Paulo
Rua Cincinato Braga, 37,
3º e 4º andares.
Paraíso – São Paulo – SP
CEP 01333-011
+55 11 3178 7444

 

ANAHP – Brasília
SH/Sul Quadra 06, Conjunto A, Bloco E – 8º andar – Sala 801 Park
Brasília – DF
CEP 70322-915
+55 61 3039 8420

Área do associado

  • Copyright © 2018 Anahp. Todos os direitos reservados

X