Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Simpósio no Hospital Moinhos de Vento debaterá qual a melhor estratégia para visitas na UTI

Liberar ou restringir as visitas na UTI? Este será o tema do Simpósio de Terapia Intensiva do Hospital Moinhos de Vento – Visitas Familiares na UTI: qual a melhor estratégia? O encontro permitirá a avaliação da qualidade das visitas familiares nas Unidades de Terapia Intensiva. A atividade acontece no dia 15 de novembro.

Para o médico Cassiano Teixeira, Coordenador da atividade e Chefe do Serviço Médico de Medicina Intensiva Adulto do Hospital Moinhos de Vento, é preciso avaliar se a mesma política de visitas liberadas e restritas pode ser usada para todos os tipos de UTI. “Esse é o primeiro Simpósio do Rio Grande do Sul sobre o tema. A temática nunca foi discutida e é de importância não só para profissionais de saúde, mas também para os usuários. O encontro apresenta os três lados: o que é bom e o que é ruim nas visitas restritas e liberadas, sempre focado na necessidade do paciente e da família”, destaca Teixeira.

Segundo o Coordenador, no Brasil e na Europa predominam as visitas restritas, que duram de 30 minutos até três horas. Nos hospitais dos Estados Unidos, no Sírio-Libanês, em São Paulo, e no Hospital Moinhos de Vento, por exemplo, há uma amplitude maior e visitas liberadas, ou seja, até quatro horas em unidade adulta e liberadas para os pais em unidades pediátricas e neonatais. “Não existe nenhum estudo científico que comprove se é benéfico ou não. Provavelmente, o meio termo seja o melhor para todos, tanto para a equipe médica quanto para os pacientes. Talvez as visitas devessem fazer parte da prescrição médica inicial”, revela Cassiano.

Entre os diversos temas serão abordados o Impacto do Padrão de Visitas Familiares na Prevenção e Controle de Infecções, mesas-redondas sobre a Satisfação do Familiar e do Paciente, o Padrão de Visitas Familiares, a Humanização na UTI e a Experiência do Hospital Moinhos de Vento com Visitas Familiares 24h, além de conferências sobre Características Físicas e Organizacionais de uma UTI com Vista Estendida e a Percepção Médica sobre visitas Familiares.

As inscrições podem ser realizadas pelo site http://www.iepmoinhos.com.br/eventos . Mais informações pelo e-mail eventos.cientificos@hmv.org.br e pelo telefone (51) 3537-8735.

Serviço
O quê: Simpósio de Terapia Intensiva do Hospital Moinhos de Vento – Visitas Familiares na UTI: qual a melhor estratégia?
Quando: 15 de novembro
Onde: Hospital Moinhos de Vento – Anfiteatro Schwester Hilda Sturm – Bloco C – 4º andar (Rua Ramiro Barcelos, 910)
Mais Informações: eventos.cientificos@hmv.org.br ou (51) 3537-8735

Fonte: Hospital Moinhos de Vento – 13.11.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: