Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Saúde do intestino: prevenção do câncer colorretal – 13 de janeiro de 2015, às 17h30, em São Paulo

Gratuita e voltada ao público leigo, palestra aborda a importância dos hábitos de vida saudáveis e da colonoscopia para prevenção do câncer de intestino

Com 32 mil novos casos estimados para 2015, o câncer de intestino e reto é o segundo mais incidente em mulheres e o terceiro em homens no Brasil. Em evento gratuito no dia 13 de janeiro, especialistas do A.C.CamargoCancer Center debaterão sobre os caminhos possíveis para evitar o desenvolvimento da doença. Inscrições gratuitas pelo encontro@accamargo.org.br. Público poderá participar também pelas mídias sociais

Um dos tumores mais prevalentes na população brasileira, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, o câncer de intestino e reto (colorretal) pode ter esta realidade de alta incidência alterada por meio da prevenção. E os caminhos que ajudam a prevenir esta doença passam por hábitos de vida saudáveis e a realização do exame de colonoscopia, que é capaz de identificar lesões ainda benignas (pólipos) que, ao serem retirados, não se transformam em uma lesão maligna (câncer). Para alertar a população sobre a importância da prevenção da doença, o Núcleo de Tumores Colorretais do A.C.CamargoCancer Center apresentará no dia 13 de janeiro, às 17h30, o Encontro com Especialistas – Saúde do Intestino. Gratuito, o evento está com inscrições abertas pelo e-mail encontro@accamargo.org.br. Também serão respondidas pelos especialistas no palco perguntas que forem enviadas pelos perfis oficiais do A.C.Camargo no Facebook e Twitter.

Multifatorial (várias causas envolvidas em seu desenvolvimento), o câncer de intestino é prevenido por meio de um conjunto de ações que podem fazer parte do cotidiano das pessoas, que além de diminuir os riscos de desenvolvimento da doença, proporcionam bem-estar e qualidade de vida. É recomendado, por exemplo, evitar uma dieta baseada em consumo excessivo de carne vermelha e gordura, optando por uma alimentação que inclua uma variedade de fontes de fibras (frutas e verduras).

Outras orientações são:
– Praticar exercícios físicos regularmente, evitando assim o sedentarismo (obesidade é um importante fator de risco);
– Não fumar;
– Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas;

Hereditariedade:
– Apesar da maioria dos casos de câncer colorretal estar associada aos hábitos de vida, sabe-se que alguns tumores têm como causa fatores hereditários, ou seja, um risco que pode ser transmitido de geração em geração: a ocorrência de vários casos de câncer na família e de pólipos intestinais (pequenos tumores benignos do intestino grosso), principalmente, antes dos 50 anos de idade, indicam uma possível causa hereditária para a doença. A opinião de um especialista é fundamental nestas situações, particularmente, em relação ao diagnóstico e à abordagem dos tumores hereditários;

– As chamadas doenças inflamatórias intestinais são raras em suas formas mais severas, mas também apresentam um risco elevado para a ocorrência do câncer colorretal, após alguns anos de evolução da doença. Estas doenças incluem a retocolite ulcerativa inespecífica e a doença de Crohn. Também devem seguir esquemas específicos de acompanhamento para a detecção precoce do câncer colorretal.

32,5 MIL NOVOS CASOS ESTIMADOS PARA 2015 – São estimados para 2015, segundo o INCA – um total de 32.580 novos casos de câncer de intestino e reto no Brasil. Trata-se do segundo mais prevalente entre as mulheres (17.530/ano), superando os casos de câncer de colo do útero (15.590) e ficando atrás apenas da prevalência anual de câncer de mama (57.120). Sua alta incidência aponta para a necessidade de um rastreamento por colonoscopia, nos moldes do que ocorre com a mamografia para diagnóstico de lesões malignas na mama.

Conforme enaltece o cirurgião oncologista e chefe do Núcleo de Tumores Colorretais do A.C.CamargoCancer Center, Samuel Aguiar Junior, a colonoscopia é indicada para homens e mulheres assintomáticos (que não apresentam sintomas) a partir dos 50 anos e com repetição a cada 5 ou 10 anos (de acordo com orientação médica). Caso haja um ou mais episódios de câncer colorretal em parentes de 1º grau a primeira colonoscopia é recomendada a partir dos 40 anos e com repetição anual. “Outra opção para rastreamento populacional é a pesquisa de sangue oculto nas fezes. Esse teste é menos invasivo e mais barato, porém deve ser realizado anualmente. Indivíduos com teste de sangue oculto positivo devem fazer colonoscopia”, acrescenta Samuel, que ministrará a palestra que abrirá o Encontro com Especialistas do dia 13.

ENCONTRO COM ESPECIALISTAS – Criado em 2011, recebeu mais de 3 mil pessoas ao longo de suas edições já realizadas, sendo opção de interação de pacientes, familiares, cuidadores e público em geral com suas dúvidas relacionadas a tipos de câncer de alta incidência na população brasileira. Vídeos com íntegra das edições anteriores podem ser conferidos em www.accamargo.org.br/encontro-com-especialistas. As inscrições para o Saúde do intestino: prevenção do câncer colorretal são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail encontro@accamargo.org.br. A participação para quem não comparecer ao evento ocorrerá também pelo envio de perguntas até o dia do evento em perfis do A.C.Camargo nas mídias sociais.

SERVIÇO
Encontro com Especialistas do A.C.CamargoCancer Center
Tema: Saúde do intestino: prevenção do câncer colorretal
Data: terça-feira, 13 de janeiro de 2015
Local: A.C.CamargoCancer Center, Auditório Sen. José Ermírio de Moraes
Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo
Horário: 17h30.
Inscrições gratuitas: encontro@accamargo.org.br
Agendamento de cobertura de imprensa: moura@comunique.srv.br

Sobre o A.C.CamargoCancer Center -Instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, é um dos maiores centros mundiais em prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. De forma integrada e interdisciplinar, atende pacientes vindos de diversas partes do país e exterior. Em 2012, conquistou a Certificação Internacional pelo CanadianCouncil for Health Services Accreditation (CCHSA).  Também conquistou a certificação ISO 14001, firmando seu compromisso com a responsabilidade ambiental. O selo de qualidade ambiental ratifica que o A.C.Camargo atua de acordo com os rigorosos padrões estabelecidos pela Norma ABNT ISO. Em 2013 foi apontado, pela edição 500 Melhores Empresas da revista IstoÉ Dinheiro, uma das melhores em Saúde e pelo Anuário Valor 1000 uma das cinco instituições mais importantes no segmento de serviços médicos. Também foi eleito a Instituição do Ano pelo Prêmio Saúde 2013, promovido pela Revista Saúde! É Vital.  Em 2014 recebeu o prêmio Valor 1000 pelo melhor desempenho do setor de Serviços Médicos e foi eleito pela sexta vez  uma das melhores empresas para Você trabalhar do Guia Você S/A Exame.

Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter

Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo

Google+: https://plus.google.com/+ACCamargoCancerCenter

Youtube: http://www.youtube.com/accamargovideos

LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo

Fonte: A.C.CamargoCancer Center– 06.01.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: