Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Resultados do Projeto UTI Visitas indica recuperação mais rápida de pacientes

Os benefícios para o paciente e profissionais da saúde com a permanência de até 12 horas consecutivas de um familiar em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) foram apresentados nesta quinta (23) e sexta-feira (24) em Porto Alegre pelos 36 hospitais do país participantes do Projeto UTI Visitas.

O programa foi concebido pelo Hospital Moinhos de Vento, que também coordena a implantação em todas as regiões do Brasil por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

– A permanência ampliada proporciona uma recuperação mais rápida, o que é bom para o paciente e também para quem necessita de uma UTI, porque há um giro mais rápido do leito. Outro avanço foi o fortalecimento da humanização, um aspecto que a gente destaca bastante – afirmou a diretora de Atenção Hospitalar e Urgência do Ministério da Saúde, Adriana Teixeira.

Luciano Hammes, superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, destacou que o Projeto UTI Visitas é uma grande parceria público-privada. Impostos recolhidos pela instituição são investidos em programas que vão trazer melhorias no atendimento do SUS.

– O projeto foi conduzido em um curto espaço de tempo e com ótimos resultados – disse Hammes.
Regis Goulart Rosa, médico intensivista do CTI Adulto do Hospital Moinhos de Vento e líder do Projeto UTI Visitas, enfatizou que a visita ampliada não consiste em meramente aumentar o tempo de permanência.

– O processo da visita ampliada é fundamentado na educação dos familiares, o que contribui em muito para a segurança do paciente e proteção dos cuidados assistenciais – disse Regis, destacando que o programa permite adaptações de acordo com a realidade de cada região.

Com a implementação do projeto, o tempo de visitação familiar efetivo médio diário nas UTIs participantes aumentou de 30 minutos para seis horas. Quase 60% dos hospitais participantes são públicos. Entre os benefícios apontados com a permanência de um familiar em uma UTI está a redução do delirium (perturbação da função mental), da aplicação de medicamentos e do tempo de internação.

Na tarde da quinta e ao longo da sexta-feira a Oficina Projeto UTI Visitas teve a apresentação de resultados e trocas de experiências entre os hospitais participantes. Cerca de 200 profissionais da área da saúde, gestores e integrantes do Ministério da Saúde participam do evento no Hotel Plaza São Rafael.

O encontro marcou o encerramento do projeto, realizado nas cinco regiões do país. O convênio com o (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde teve duração de três anos. No final, em dezembro, será entregue ao ministério um manual para a implementação de visitas ampliadas para que outras instituições possam adotar o modelo.

Compartilhe

Você também pode gostar: