Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Pacientes que retiraram a laringe interpretam canções dos Beatles no A.C.Camargo

Doze pacientes laringectomizados acompanhados por fonoaudiólogos foram o Coral Sua Voz do A.C.Camargo Cancer Center, grupo que interpretará canções da famosa banda The Beatles em apresentação única – gratuita – na segunda, 9, às 12 horas. Músicas como All you need is love e She loves you, compõem o repertório da apresentação, que acontecerá no Atrium do A.C.Camargo. A apresentação é alusiva ao 9 de Dezembro – Dia do Fonoaudiólogo.
 Os pacientes que compõem o Coral Sua Voz – a maioria acima dos 60 anos e diagnosticados com câncer de laringe avançado – fazem uso de voz esofágica, prótese, laringe eletrônica (vibrador), fala bucal ou articulação de sons. A segunda voz, coube aos fonoaudiólogos.  “A combinação das vozes grossas dos pacientes, intercaladas com as vozes dos fonoaudiólogos, fica muito especial”, diz Elisabete Carrara de Angelis, que é a coordenadora do Grupo de Apoio ao Paciente Laringectomizado Sua Voz e diretora de Fonaudiologia Oncológica do A.C.Camargo.
Além de comemorar o Dia do Fonoaudiólogo, a apresentação visa atrair holofotes também para a maneira como a sociedade vê atualmente o convívio com os pacientes que retiram a laringe e fazem uso de métodos não convencionais de comunicação. “Ainda hoje, aqui no Brasil, as pessoas desligam o telefone quando ouvem alguém que se utiliza da laringe eletrônica, por pura desinformação. Isso não acontece em países cuja população é mais instruída sobre este assunto”, destaca Elisabete Carrara. Ainda segundo a fonoaudióloga, há pacientes que estão seguindo um exemplo dos Estados Unidos e se organizando para criar uma associação nacional que pretende trabalhar em torno da criação do Dia do Laringectomizado Total. “Com isso, poderemos chamar a atenção da sociedade e romper paradigmas”, acrescenta. 
O Sua Voz não é um programa exclusivo dos pacientes atendidos no A.C.Camargo e sim voltado a todos os submetidos à laringectomia parcial ou completa estando ou não em tratamento em outra instituição. O convite estende-se a familiares e cuidadores desses pacientes. Mais informações em www.accamargo.org.br/sua-voz/.
SERVIÇO
APRESENTAÇÃO DO CORAL SUA VOZ
Realização: A.C.Camargo Cancer Center
Interpretes: Pacientes que integram o Grupo de Apoio ao Paciente Laringectomizado e fonoaudiólogos
Data: 09 de dezembro de 2013
Horário: 12 horas (meio-dia)
Local: Atrium do A.C.Camargo
Entrada franca

Fonte: A.C.Camargo Cancer Center – 06.12.2013

Compartilhe

Você também pode gostar: