Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Mater Dei celebra 35 anos com inauguração de novos serviços

No aniversário do Mater Dei, novos serviços são oferecidos em diagnósticos, tratamentos e atendimento com comodidade e segurança

O Hospital Mater Dei comemora 35 anos no dia 1º de junho. Com a inovação e a tecnologia que sempre foram inerentes à instituição, o Hospital vai celebrar a data com a inauguração do Centro de Oncologia no Mater Dei Contorno, com o segundo Pronto-socorro Oncológico do Brasil e do Mais Saúde. Além dos 35 anos do Hospital Mater Dei, comemora-se ainda o primeiro ano do Mater Dei Contorno, que está em pleno funcionamento.

O Centro de Oncologia do Mater Dei Contorno conta com ampla estrutura física com oito consultórios e 54 quartos individuais para infusão quimioterápica, com espaço exclusivo dedicado à Oncologia Pediátrica. O Centro inclui ainda as áreas de Hematologia, Clínica de Dor e equipamentos de Radioterapia de última geração e inovações como a Onco-Hematologia, a Cardio-Oncologia, uma inovação no Brasil, o ambulatório de Onco-genética, a Nutrição oncológica, o Check-Up Oncológico, o Serviço de Anatomia Patológica e do Laboratório de Análises Clínicas e imagens em alta tecnologia, além da formação de especialistas por meio da especialização em Cancerologia Clínica. As instalações foram planejadas dentro de padrões mundiais de referência de praticidade e conforto, com garantia de segurança para o atendimento e tratamento oncológico. “Com o novo Centro de Oncologia do Mater Dei Contorno, o paciente oncológico tem acesso a exames em equipamentos de ponta como a Ressonância 3 tesla, a Tomografia de 128 canais e um único local para fazer os exames como o de Raio-X, os de laboratório, dentre outros. Os pacientes têm acesso a uma radioterapia de excelência, inclusive intra-operatória. Nosso Centro de Oncologia conta com médicos de referência e estrutura hospitalar que permite ao paciente diagnóstico, tratamento e acompanhamento posterior. Somado a isso, o apoio de equipes de enfermagem, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia que, há muitos anos, tem propiciado uma atenção humanizada e customizada a cada paciente”, disse o presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador.

Em termos de inovação em diagnóstico e monitoramento de tratamentos oncológicos, destaca-se o PET-CT. O aparelho possui baixa exposição de dose de radiação para o paciente e melhor controle de captação de lesões disponíveis e que possibilita monitorar a efetividade dos tratamentos oncológicos como quimioterapia e radioterapia. Uma tecnologia que detecta lesões e pequenos tumores que só seriam observados em técnicas separadamente.

A outra novidade, dentro deste verdadeiro parque de serviços oncológicos, é o Pronto-socorro Oncológico Mater Dei, o primeiro Pronto-atendimento específico para pacientes com câncer, dento de um hospital geral, de Minas Gerais e o segundo do país. O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, no Pronto-Socorro do Mater Dei Contorno para atendimento, adulto e pediátrico, de emergências oncológicas advindas do tratamento ou evolução da doença. Com estrutura diferenciada e equipe especializada e multidisciplinar, o novo serviço vai atender a todos os níveis de complexidade oncológica, como: neutropenia febril (baixa de imunidade com quadro de febre associada), dor tumoral, toxicidades e complicações imediatas nas primeiras 24 horas e tardias do tratamento sistêmico e radioterápico ambulatorial, além de pacientes em cuidados suportivos e paliativos com necessidade específica de atendimento emergencial. “A ideia de fazer um pronto-socorro oncológico no Mater Dei, partiu do dr. Henrique Salvador (presidente do Hospital) para conferir melhoria na cadeia de atendimento ao paciente oncológico, oferecendo cobertura integral e estrutura apropriada para esses pacientes”, ressalta o coordenador do Centro de Oncologia da Rede Mater Dei de Saúde, Enaldo Melo de Lima. De acordo com o médico, a necessidade de investir neste novo serviço é pelo fato de que “os pacientes com neoplasias malignas apresentam quadros emergenciais específicos e secundários da própria doença ou do tratamento, sem a possibilidade de espera para o atendimento, devido ao risco iminente de complicações graves. Assim, o Pronto-socorro Oncológico irá suprir uma das maiores carências do setor em todo o país, permitindo o atendimento rápido às urgências oncológicas”.

E, até o final do ano, a Oncologia do Mater Dei vai inaugurar a Unidade de Transplante de Medula Óssea – TMO, que está em fase final de implantação.

Mais Saúde Mater Dei – A Rede Mater Dei de Saúde, formada pelos Hospitais Mater Dei Contorno e Mater Dei Santo Agostinho, é referência em atendimento médico-hospitalar em Minas Gerais. E só quem sempre inova buscando prestar um atendimento diferenciado, personalizado e humanizado a todos os seus clientes pode ir além: a partir de 1º de junho, aniversário de 35 anos de fundação do Hospital, será inaugurado o MAIS SAÚDE MATER DEI.

O Mais Saúde Mater Dei atende, fundamentalmente, a dois tipos de pacientes: aqueles oriundos de internações ou atendimentos de pronto-socorro, que necessitam continuar seus cuidados por tempo prolongado. Também atenderá àqueles que têm necessidades específicas, de serviços altamente especializados, ou que demandam atendimento multiprofissional, e para os quais há pouca oferta organizada, na cidade.

Quanto ao primeiro grupo, temos as pessoas que precisam de uma atenção continuada, após uma alta hospitalar. Isso porque, em um hospital, o paciente é atendido em seu momento mais crítico, quando necessita de internação, terapia intensiva, procedimentos cirúrgicos. E precisa, em algumas situações específicas, de apoio para se reabilitar e recuperar totalmente as funções (por exemplo, um paciente idoso), ou de acompanhamento contínuo por ser portador de uma condição crônica (por exemplo, Diabetes). As pessoas portadoras de condições crônicas, especialmente, se beneficiam de um projeto como esse, em que são acompanhadas em longo prazo, procurando evitar descompensações e sequelas futuras.

Este é o grande objetivo do Mais Saúde Mater Dei, um espaço diferenciado para continuidade do cuidado, para avaliação e acompanhamento de pacientes crônicos, e atendimento de situações clínicas altamente específicas e com baixa oferta na cidade.  A Rede Mater Dei reuniu num só lugar, com estrutura de apoio e de diagnóstico, uma equipe de referência composta por médicos, fisioterapeutas e outros profissionais especializados em atenção à saúde.

O que o Mais Saúde Mater Dei oferece:

– Linha de Cuidado de Diabetes – Avaliação e cuidado das pessoas com Diabetes em seus variados aspectos

– Ortopedia especializada em avaliação e tratamento do Pé do Diabético

– Atendimento e cuidado dos pacientes com insuficiência renal crônica e candidatos a transplante renal

– Atendimento integrado a pacientes cardiopatas com doenças das válvulas cardíacas, arritmias e insuficiência cardíaca grave incluindo candidatos a transplante cardíaco

– Serviço de Mastologia especializado em doenças da mama e programas individualizados de reabilitação pós-cirúrgica de mama

– Núcleo de Assoalho Pélvico especializado em cuidado multidisciplinar para pacientes com incontinência urinária e fecal e prolapso genital.

– Atenção ao idoso com risco de fragilidade, com abordagem ampla voltada para reabilitação de funções e atividades de vida diária e acompanhamento das doenças relacionadas ao envelhecimento.

– Serviço de Oncologia cirúrgica do Aparelho Digestivo, com diagnóstico, definição de tratamento ou reavaliação e tratamento cirúrgico de pacientes com tumores do aparelho digestivo.

– Atendimento a pacientes pneumopatas crônicos, em fases iniciais ou avançadas, de doenças como asma, enfisema, doença pulmonar obstrutiva crônica. Definição diagnóstica precisa através da Espirometria.

– Serviço de Cirurgia Torácica com diagnóstico, avaliação e tratamento cirúrgico de pacientes pneumopatas graves ou tumores pulmonares, fornecendo a melhor opção cirúrgica para o caso.

– Programas individualizados de reabilitação cardiorrespiratória, alinhados aos pacientes cardíacos em seguimento na unidade, em reabilitação pós-alta (mesmo idosos), em pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca e torácica e abdominal

– Dermatologia especializada em tratamento das doenças da pele com apoio diagnóstico através de dermatoscopia digital com mapeamento e acompanhamento de lesões de pele.

– Infectologia e Medicina do Viajante – Atendimento a pacientes com doenças infecto-contagiosas; avaliação e definição de condutas e profilaxia de doenças endêmicas em áreas de turismo.

– Abordagem integral de pessoas com dor crônica e refratária na região da cabeça e pescoço, dores da articulação temporomandibular (ATM) e dores dos músculos da mastigação, limitação da abertura bucal, estalos na ATM e dores nas articulações.

– Videocirurgia Urológica Avançada – Cirurgias urológicas por técnicas avançadas de videocirurgia, evitando incisões maiores, com menor dor pós-operatória, recuperação de funções e retorno ao trabalho mais rápidos.

– Distonia, Bloqueio Neuromuscular Tratamento através de bloqueio neuromuscular com toxina botulínica (Botox®) para pacientes com distúrbios neurológicos dos movimentos por contrações involuntárias e espasmos.

– Avaliação para Cirurgia da Doença de Parkinson – Avaliação e investigação da possibilidade de realização de cirurgia em casos específicos da Doença de Parkinson.

– Gastroenterologia especializada em diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças do aparelho digestivo.

– Núcleo de Coluna Vertebral – Referência para primeira definição de tratamento, ou para reavaliação e segunda opinião em tratamento clínico e cirúrgico de pacientes com doenças da coluna vertebral.

– Avaliação e tratamento de rouquidão, cirurgia nasal e surdez.

O Mais Saúde vai funcionar a partir do dia 1º de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua Bernardo Guimarães, 2.785, próximo ao Mater Dei Santo Agostinho. As consultas, particular ou via convênio, devem ser previamente agendadas pelo telefone (31) 3339-9595.

Contemplando a filosofia de atendimento diferenciado, personalizado e humanizado a todos os pacientes, há 35 anos, o Mater Dei investe em pessoas e tecnologia de ponta e diversifica segmentos para promover a melhoria contínua no cuidado com a saúde e ser fiel à sua missão do compromisso com a qualidade pela vida.

Fonte: Hospital Mater Dei – 01.06.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: