Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Influência da genética no câncer de mama e de ovário é debatida no Moinhos de Vento

Atividade gratuita também discutirá formas de ampliar o acesso a esse diagnóstico

No começo da década, a atriz americana Angelina Jolie decidiu retirar os seios preventivamente, após descobrir que tinha grandes chances de desenvolver câncer de mama. O procedimento chamou atenção mundial sobre os testes genéticos para se antecipar ao surgimento dessa doenças. Passados vários anos, no entanto, ainda há muitas dificuldades no acesso a essas avaliações.

Para falar sobre a importância dessas pesquisas e do diagnóstico imediato, o Hospital Moinhos de Vento promove um encontro nesta quinta-feira (12). A atividade terá como foco a oncogenética no câncer de mama e de ovário, que em boa parte dos casos está diretamente ligado a alterações nos genes BRCA — detectáveis antecipadamente por testes genéticos.

“As mulheres com essa mutação têm 40% de chances de ter um tumor no ovário”, ressalta a oncologista Alessandra Morelle, do Moinhos de Vento, que destaca ainda um risco aumentado quando há histórico da doença na família. No evento, ela apresentará casos de pacientes em que a testagem teve impacto no tratamento do câncer ovariano.

Na mesma linha, a oncologista Daniela Rosa falará sobre o câncer de mama. A especialista destaca os benefícios trazidos pela evolução da medicina personalizada e o maior conhecimento das vias moleculares responsáveis pela formação dos tumores malignos: “com isso, os testes oncogenéticos realizados no tumor também auxiliam na escolha de tratamentos dirigidos e personalizados”.

Importância do acesso
O encontro contará ainda com palestra da chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos, Maira Caleffi, que discutirá as possibilidades para ampliar o acesso dessa avaliação aos pacientes. O geneticista Gabriel Macedo abordará outras questões sobre a testagem genética. O evento é gratuito e está com inscrições abertas.

“Queremos debater com a comunidade não somente a importância desse diagnóstico, mas também formas da população ter acesso a ele. É um serviço ainda pouco disseminado no país”, diz Alessandra. Ela reforça que o Hospital Moinhos de Vento dispõe de médicos geneticistas em seu corpo clínico, possibilitando às pacientes e seus familiares maior conhecimento sobre o tema, além de encaminhamento para a avaliação.

SERVIÇO

O quê: Oncogenética no Câncer de Mama e Ovário: a importância do diagnóstico imediato
Quando: 12 de setembro (quinta-feira), a partir das 18h30
Onde: Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital Moinhos de Vento (Rua Ramiro Barcelos, 910, Bloco C, 4º andar, Porto Alegre/RS)
Quanto: inscrições gratuitas, que devem ser feitas pelo site https://oncogeneticanocademamaeovario.eventize.com.br

Compartilhe

Você também pode gostar: