Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Santa Virgínia conquista manutenção da certificação da Organização Nacional de Acreditação

Em outubro de 2020, o Hospital Santa Virgínia (HSV) obteve mais um importante reconhecimento: a manutenção da certificação “Acreditado Pleno – Nível 2”, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A recomendação foi feita após análise criteriosa do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), instituição acreditadora credenciada da ONA.

Os pontos fortes do HSV destacados pelos avaliadores: ser um hospital centenário e o primeiro hospital-escola de São Paulo; realização de projetos na área de Sustentabilidade, como a compostagem, Centro Cirúrgico Recicla, confecção de porta-máscaras a partir da reciclagem do TNT utilizado nas embalagens de materiais cirúrgicos, Pássaros Verdes, HSV Reduz, sistemática socioambiental com reversão para benefícios financeiros; campanhas lúdicas para a promoção da Segurança do Paciente; projeto Guardião da Segurança do Paciente; recebimento do Prêmio “UTI Top Performer”; método personalizado de feedback para os médicos de acordo com as análises qualitativas da Comissão de Prontuário; e o gerenciamento eficiente de protocolos clínicos no Ambulatório.

O Hospital Santa Virgínia é acreditado da ONA desde dezembro de 2017, tendo alcançado o segundo nível de certificação em abril de 2019. Este foi o quinto processo avaliativo para o monitoramento das práticas institucionais, visando fortalecer a cultura de segurança e a integração entre os setores.

“A cada ano, enxergamos oportunidades de melhorias e traçamos metas de aprimoramento alicerçadas em padrões da qualidade e excelência, sempre com o foco no paciente. Todos os colaboradores recebem treinamentos e são engajados nessa sistemática de evolução constante”, comentou a assessora de Planejamento e Desenvolvimento do HSV, Bartira de Oliveira Pari.

“Em um ano com tantos desafios, enfrentando a pandemia decorrente do Coronavírus, todos demonstraram união, comprometimento e superação, contribuindo para mais esta conquista. Agradecemos aos nossos parceiros pelo apoio e pela confiança no Hospital Santa Virgínia, que continuará empenhado e vislumbrando novas certificações”, ressaltou a Irmã Maria Adnilva Pereira Matos, presidente do HSV e da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário.

Em 2020, o Hospital Santa Virgínia também foi contemplado com o certificado “UTI Top Performer, concedido pela Epimed Solutions, colocando a Unidade de Terapia Intensiva (UTI Adulto) do HSV entre as principais do país. O sistema monitora os indicadores de performance e reconhece as instituições que cumprem os requisitos de gestão eficiente e segurança do paciente.

Compartilhe

Você também pode gostar: