Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Santa Paula promove experiência sensorial no Dia dos Avós para que os visitantes se sintam com mais de 70 anos

Ação de sensibilização é uma homenagem ao Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho. A atividade é gratuita e aberta a todos os públicos

Já imaginou enfrentar todas as dificuldades motoras e sensoriais de uma pessoa acima de 70 anos estando ainda na juventude? É este o objetivo do Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, ao promover a “Oficina do Envelhecimento”.

Qualquer pessoa que passar pelo hospital na quarta-feira, 26 de julho, entre 9h e 16h, poderá participar da simulação idealizada pela área de Qualidade Assistencial do hospital. A ideia é promover a conscientização da população sobre a importância de manter uma relação de cuidado e atenção com os idosos, sentindo na pele o que é o avanço da idade.

Logo na entrada do hospital, o visitante se depara com uma estação que transmite uma simulação das principais dificuldades dos idosos:

1 – Locomoção: utilização de acessórios que comprometem o desempenho do sistema motor como alteres, avental de chumbo, caneleiras, uso de bengala e andador em terreno irregular sobre pequenas pedras;

2 – Audição: utilização de dispositivo que tampa os ouvidos;

3 – Visão: utilização de óculos embaçados que dificultam a leitura;

4 – Sensorial: utilização de luvas para realização de atividades simples do cotidiano, como uma simples assinatura.

“O Dia dos Avós é uma oportunidade de alertar a população sobre as limitações decorrentes do processo de envelhecimento. Nós realizamos este treinamento em 2016 com todos os colaboradores do hospital e sentimos a necessidade de levar isso para um número maior de pessoas, por isso, pela primeira vez, decidimos orientar a comunidade em geral. É de extrema importância que as pessoas entendam e se sensibilizem com a realidade do idoso com mais de 70 anos”, afirma Maristela Soubihe, geriatra do Hospital Santa Paula.

O circuito, que leva em torno de 10 minutos para ser completado, terá ainda o suporte de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e uma equipe multidisciplinar para orientar os visitantes.

De acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde divulgado no final de 2015, o avanço da medicina ajudou as pessoas a terem uma vida mais longa. Com isso, até 2050 deve duplicar o número de pessoas com mais de 60 anos, o que exigirá uma mudança social radical. A preocupação da OMS é assegurar que essas pessoas tenham anos extras saudáveis, significativos e dignos. Para isso, o relatório enfatiza que os governos têm de garantir políticas que permitam às pessoas mais velhas continuar participando da sociedade. 

Cuidado com o idoso

Este é um tema prioritário na agenda do Hospital Santa Paula, que em 2015 conquistou o Selo Hospital Amigo do Idoso, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. Esta certificação exige o cumprimento de ações de acolhimento e humanização dentro do hospital, adaptando a forma de gestão assistencial, identificação e desenvolvimento de programas de capacitação do pessoal e adaptação dos ambientes para melhor adequar às necessidades dos idosos garantindo segurança e acessibilidade. O hospital realiza ações permanentes voltadas à capacitação dos profissionais e apoio aos cuidadores e acompanhantes de pessoas com mais de sessenta anos.

Em julho, o Hospital Santa Paula fechou uma parceria com o Projeto Velho Amigo – Associação de Amparo ao Idoso, uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o melhor funcionamento de instituições de longa permanência garantindo recursos para idosos em situação de vulnerabilidade social. A partir de agora, os médicos do Hospital Santa Paula doam horas para as 17 associações ligadas ao projeto, contemplando aproximadamente 700 idosos.

Os atendimentos são realizados no Hospital Santa Paula com especialistas das áreas de geriatria, cardiologia, pneumologia, urologia, neurologia, psicologia, ortopedia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia e cirurgia do aparelho digestivo. O objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida dos idosos e resgatar a sua autoestima por meio da inclusão social e ações de saúde preventiva.

Sobre o Hospital Santa Paula 

O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, foi inaugurado em 1958. O HSP ocupa uma área de 15 mil m², possui 200 leitos, 09 salas de cirurgia e 50 leitos dedicados à terapia intensiva: 32 na UTI Geral, 9 na UTI Cardiológica e 9 na UTI Neurológica. O Centro Cirúrgico HSP possui 09 salas de cirurgia e 10 leitos para recuperação anestésica. Anualmente, o HSP realiza 7.500 procedimentos cirúrgicos, 12 mil internações e atende no Pronto Atendimento cerca de 100 mil pacientes. O hospital emprega mais de 1.200 colaboradores e possui um corpo clínico aberto com 1.500 médicos. O HSP é acreditado ONA – Organização Nacional de Acreditação, nível 3, desde 2008; em 2012, conquistou a certificação Joint Commission International (JCI) e em 2014 conquistou certificação Joint Commission International para tratamento de AVC. 

Endereço: Av. Santo Amaro, 2468 – Vila Olímpia – (11) 3040-8000

Para mais informações acesse: www.santapaula.com.br

SERVIÇO

Oficina do Envelhecimento

Local: Hospital Santa Paula – recepção da internação

Endereço: Av. Santo Amaro, 2468

Telefone: (11) 3040-8000

Horário: das 9h às 16h

Entrada gratuita.

Aberto para todas as idades.

Compartilhe

Você também pode gostar: