Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Samaritano realiza cirurgia de costelas com impressora 3D da BioArchitects

Projetada pela BioArchitects, a impressão 3D dos ossos foi usada pela primeira vez no Brasil em procedimento de correção de múltiplas fraturas no tórax

Precisão e segurança são fatores primordiais em procedimentos médicos. E os avanços da tecnologia levaram à criação de réplicas perfeitas de órgãos graças às impressoras 3D. Chamados de biomodelos, as reproduções em dimensões reais das partes do corpo humano são desenvolvidas a partir da leitura de exames de imagem, como tomografias. “Os biomodelos tornam-se cada vez mais um auxílio indispensável para o planejamento cirúrgico, permitindo ao médico executar todos os procedimentos em uma réplica idêntica ao órgão original,  antes da cirurgia de fato”, explica Walter Troccoli, diretor comercial da BioArchitects.

Um de seus biomodelos, em placas de titânio, foi usado pela primeira vez recentemente no Brasil pelo Hospital Samaritano de São Paulo em uma cirurgia de correção de múltiplas fraturas no tórax. A impressão das costelas foi feita em um equipamento de origem israelense, o mais moderno do mercado e capaz de criar um molde com máxima riqueza de detalhes, cores e texturas diferentes.

“Além de tornar mais precisa a localização das fraturas no momento da operação, o biomodelo ajudou a evitar o desperdício de material que ocorre na hora da cirurgia”, diz Dr. Diogo Garcia, coordenador do Núcleo de Trauma do Hospital Samaritano de São Paulo. Com a realização do planejamento pré operatório no Biomodelo, ao invés das cinco placas previstas foram usadas apenas três.  “Como o planejamento pré operatório foi realizado  sem preocupação com tempo (já que não havia um paciente anestesiado) foi possível  otimizar o uso do material implantado ”, refere-se o especialista em relação ao caso do paciente de 65 anos com fraturas nas costelas.

Dr. Garcia finaliza. “A ideia de customizar o atendimento ao paciente com um molde em tamanho real do órgão a ser operado é um dos grandes avanços da medicina dos últimos tempos. Além de diminuir o tempo de cirurgia e os riscos de complicações”.

E finaliza. “A ideia de customizar o atendimento ao paciente com um molde em tamanho real do órgão a ser operado é um dos grandes avanços da medicina dos últimos tempos. Além de diminuir o tempo de cirurgia e os riscos de complicações”.

Sobre o Hospital Samaritano de São Paulo: Especializado em medicina de alta complexidade, o Hospital Samaritano de São Paulo está há 121 anos em atividade. Fundado em 25 de janeiro de 1894, nasceu como primeiro hospital privado da capital paulista e hoje é uma das poucas instituições de saúde que permanece em atividade, em duas passagens de séculos, com recursos próprios.

Especializado em Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Ortopedia, Oncologia, Trauma, Urologia e Ginecologia, o Hospital Samaritano de São Paulo oferece atendimento completo e integrado aos pacientes, com acompanhamento em todas as etapas do tratamento. Além disso, oferece Serviço de Emergência Especializada 24 horas em Ortopedia, Cardiologia, Neurologia e Trauma.

O Complexo Hospitalar do Hospital Samaritano conta com 19 andares, 313 leitos, além de Centro Cirúrgico com salas para realização de procedimentos de alta complexidade e Centros de Medicina Especializada em Pediatria e doenças da Tireoide. Desde 2004, é certificado pela Joint Comission International (JCI), um dos mais importantes órgãos certificadores de padrões de qualidade hospitalar no mundo.

Fonte: Hospital Samaritano – 15.10.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: